Homem é preso por maus tratos em Itatiba após denúncia à Cobema
Prisão foi em flagrante; Denúncias podem ser feitas à Prefeitura
Foto: Divulgação PMI
A Coordenadoria do Bem Estar Animal (Cobema), que integra a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Itatiba, recebeu uma denúncia sobre maus tratos a animais que resultou na prisão de um homem de 40 anos no último dia 21/06.
A denúncia foi feita na Delegacia da Polícia Civil de Itatiba sobre um morador do Jardim das Nações e seus cães. Os policiais civis - acompanhados pelo médico veterinário da Cobema - constataram que o denunciado estava mantendo os animais em casa sem cuidados com saúde, limpeza e guarda, caracterizando maus-tratos.
A equipe da Cobema já tinha comparecido ao local e constatado que havia três cachorros adultos e quatro filhotes de cerca de 10 dias, todos com sarna, infecções e desnutrição, em um ambiente com fezes e urinas espalhadas. Foram duas denúncias, uma delas no dia anterior.
A reincidência se deu porque havia uma quinta filhote, que teria morrido por atropelamento naquele dia. A pequena cachorra estava na rua, foi atropelada e morta por um ônibus. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), a mãe dos filhotes estava em um "engradado plástico", demonstrando desnutrição e fraqueza, com costelas aparentes, enquanto os filhotes tentavam ser amamentados. Foi decretada a prisão em flagrante e o tutor passou um dia e uma noite no Centro de Triagem em Campo Limpo Paulista.
A fêmea e os filhotes, que corriam risco de morte pelas doenças e desnutrição, foram retirados da residência e estão sob a tutela da Cobema. “Mesmo que o trabalho da Cobema não seja a recolha de animais, nesse caso estamos cuidando da fêmea e dos filhotes, porque corriam mesmo o risco de não sobreviver. Estamos cuidando com suplementos, carnes, tratando a sarna com remédios e observando a evolução deles”, conta a coordenadora da Cobema, secretária-adjunta de Meio Ambiente e Agricultura, Regina Célia de Abreu. Os três outros animais da residência, que tinham melhor estado de saúde, foram mantidos lá, mas seguem sendo acompanhados pela equipe municipal.
Cuidados constantes
O objetivo da Cobema é garantir a efetividade de políticas públicas de proteção aos animais e trabalhar na averiguação de denúncias e acompanhamento de animais com sinais de maus-tratos, além de dar orientação em casos de oferta de lares temporários e auxílio no processo de adoção.
A Cobema também realiza palestras de conscientização sobre guarda responsável, inclusive com um trabalho em andamento junto a crianças das escolas da Rede Municipal de Ensino.
Todo animal de estimação demanda investimento com alimentação, higiene, vacinas anuais, atendimento veterinário, além de comida e água fresca sempre à disposição, abrigo de sol/chuva, não podem ficar presos em correntes e nem sair à rua desacompanhados.
Onde procurar
A Cobema funciona nas dependências anexas ao Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE), na Av. José Boava - 1.350, no Bairro da Ponte e tem atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Denúncias sobre maus tratos podem ser feitas pelo telefone 4487-2805.