Hemocentro da Unicamp está com estoque 40% abaixo do ideal
Foto: Celina Silveira
O Hemocentro da Unicamp atingiu nesta semana o menor estoque de bolsas de sangue do ano.
As geladeiras estão com o número de bolsas 40% abaixo do ideal.
A urgência maior neste momento é para os tipos sanguíneos A e O, positivo e negativo, que são os com maior prevalência na população e, consequentemente, maior consumo.
O hemocentro afirma que a falta de sangue nas geladeiras pode afetar os atendimentos de urgência e emergência dos hospitais da região.
Só para se ter uma ideia, na semana do dia 8 a 15 de outubro deste ano, o centro obteve a doação de apenas 779 bolsas. O ideal são 1.250 bolsas.
Com isso, a unidade trabalha com o equivalente a um dia de estoque. O seguro é o estoque durar por cinco dias.
Segundo o hemocentro, cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas e, em média, cada doador contribui com uma bolsa de sangue.
O hemocentro da Unicamp atende cerca de 7 milhões de pessoas em 120 cidades da região de Campinas.
O doador precisa ter de 16 a 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados pelo responsável legal); apresentar documento com foto; pesar mais de 50 kg;
Você pode doar sangue no posto do Hemocentro, na Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária, em Barão Geraldo. O atendimento é de segunda a sábado, inclusive feriados, das 7h30 às 15h.
O Posto do Mário Gatti fica dentro do Hospital Mário Gatti, na Avenida Prefeito Faria Lima, no Parque Itália, e atende também de segunda a sábado, incluindo feriados, das 7h30 às 15h.
Em Sumaré, o posto de coleta de sangue fica dentro do Hospital Estadual da cidade, na Av. da Amizade, número 2400, Jardim Bela Vista. Neste caso, o horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h30 às 12h.
* com informações da Rádio CBN Campinas