Hábitos saudáveis podem ajudar a manter a saúde cardiovascular
Doenças do coração são responsáveis por 30% das mortes anuais no Brasil
Foto: iStock/ FG Trade
As doenças cardiovasculares estão altamente atreladas ao estilo de vida e aos hábitos de saúde. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 30% dos óbitos anuais no Brasil, matando mais de 400 mil pessoas por ano.
Ainda que afetem grande parte da população mundial, muitas das doenças cardiovasculares podem ser evitadas através da manutenção de hábitos saudáveis e do acompanhamento regular com médicos para controle de fatores de risco, como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outros.
A seguir estão alguns hábitos simples que, incluídos na rotina, podem ajudar a evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Confira!
Alimentação balanceada
Manter uma alimentação baixa em nutrientes e com excesso de gorduras e açúcares é um dos principais fatores de risco que podem elevar as chances de desenvolvimento de uma doença cardiovascular. Por isso, um dos principais passos para cuidar da saúde do coração é se atentar aos alimentos consumidos.
A melhor forma de garantir a ingestão de nutrientes benéficos para o coração e a saúde geral do organismo é procurar um nutricionista, desenvolvendo uma dieta específica para cada necessidade e objetivo dos pacientes.
Visitando um profissional da saúde, também é possível entender mais sobre as vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do coração, como o ômega 3 e benefícios de introduzi-lo na alimentação traz para uma vida mais saudável.
Prática regular de atividades físicas
Como qualquer outro músculo, o coração também precisa de exercícios para se desenvolver. Por isso, as atividades físicas ocupam um lugar essencial nos hábitos que devem fazer parte da rotina de quem deseja evitar doenças cardiovasculares.
Mesmo para quem não lida com fatores de risco agravantes, a prática de exercícios é fundamental para a manutenção da saúde e do bem-estar, além de ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, também prejudiciais para a saúde cardíaca.
Detecção precoce
Apesar da alta mortalidade das doenças cardíacas, 23% dos brasileiros nunca foram ao cardiologista, segundo dados levantados pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC). No entanto, visitas frequentes aos profissionais de saúde podem levar à detecção precoce de doenças cardiovasculares, algo essencial para diminuir os riscos e evitar casos fatais.
Independentemente de fatores de risco, é fundamental a realização de exames de rotina e o acompanhamento periódico com profissionais de saúde.