‘Há escolas que tiveram adesão de 70% a 100% à volta das aulas presenciais’, afirma secretária de Educação
As aulas presenciais na rede municipal têm sido através de revezamento de turma
Foto: Renato JR.
Da Redação
A Rede Municipal de Ensino de Itatiba retomou as atividades presenciais no último dia 2, por meio de um sistema facultativo, ou seja, os pais decidem se encaminham os filhos à escola ou se eles assistem às aulas em casa. Segundo a Prefeitura, esse modelo tem sido eficaz, por isso será mantido, pelo menos, até o próximo dia 31.
“Há escolas que tiveram adesão de 70% a 100% à volta das aulas presenciais Isso aponta que o sistema de retomada que planejamos está funcionando”, afirmou a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon.
Para o retorno seguro das aulas, está sendo mantido o distanciamento social mínimo de 1,5 metros, além do uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.
Revezamento
As aulas presenciais têm sido através de revezamento. Classes com 21 alunos matriculados ou mais contam com três turmas, sendo que cada turma tem aulas presenciais a cada três dias úteis; classes de 11 a 20 alunos matriculados são divididas em duas turmas, alternando os dias presenciais; já para as classes com até dez alunos matriculados, as aulas presenciais ocorrem diariamente.
A Prefeitura esclareceu que, nos dias em que não há aulas presenciais, os alunos em revezamento recebem tarefas e atividades domiciliares impressas e/ou por meio eletrônico, enviadas pelos professores, para que sejam feitas de forma remota e entregues na escola. Segundo a Secretaria de Educação, haverá novas avaliações até setembro e, estando contido o avanço da pandemia, outras mudanças poderão ocorrer no funcionamento das escolas municipais de Itatiba.
Merenda
Todos os alunos da rede municipal têm direito ao kit merenda, que deve ser retirado pelos pais ou responsáveis nas unidades escolares. Os kits contêm itens básicos como arroz e feijão e itens complementares, como ovos e leite.
Desde o retorno das aulas, os alunos que vão às escolas recebem lanches individuais, seguindo os protocolos sanitários. São kits compostos por uma caixa de suco, biscoito salgado e maçã, ou uma caixa de achocolatado, bolachas doce e salgada e uma barra de cereal.
O retorno da merenda convencional deve ocorrer em setembro, com a progressiva retomada das atividades presenciais em escolas, informou a Prefeitura.