‘Guaxinim brasileiro’ morre atropelado em Louveira
Foto: Divulgação
Mais uma vítima de atropelamento chegou ao Cras da Mata Ciliar, dessa vez, um mão-pelada adulto, o ‘guaxinim brasileiro’, que foi encontrado em óbito na rodovia Anhanguera, na região de Louveira, e entregue por funcionários da concessionária na última semana. A espécie é onívora e ocorre por todo o país, em diversos tipos de biomas, mas predominantemente em áreas ciliares, onde utiliza seu sentido tátil desenvolvido, em que possui patas com dedos longos e pouca pelagem, para ajudar a se alimentar de crustáceos, por exemplo. Porém, nem mesmo com a habilidade de se adaptar a diferentes regiões, ele escapa da destruição e fragmentação de habitats naturais, sofrendo as consequências desse encontro com o meio urbano.
“Foram encontradas sete costelas fraturadas, bastante sangue na cavidade oral, nasal e torácica, além de hemorragia pulmonar. Provavelmente, o animal morreu devido a perda de mais de 30% de sangue, resultado do impacto do atropelamento que o atingiu, principalmente no lado direito”, pontua André Moura, médico veterinário do setor de patologia da Mata Ciliar.
Vale ressaltar a responsabilidade que os motoristas devem ter para redobrar a atenção ao passarem por áreas próximas de cursos d’água, além de zonas de mata e rurais.