Guarda Municipal encontra pedaços de avião que caiu na Serra do Japi
Um avião de pequeno porte, que saiu de Jundiaí com destino ao Campo de Marte, em São Paulo, acabou não pousando na Capital, por haver óleo na pista. De volta a Jundiaí, a torre de controle perdeu contato com o piloto, único ocupante da aeronave. Após buscas, Guardas Municipais da Divisão Florestal de Jundiaí encontraram pedaços do avião na Serra do Japi, no bairro Santa Clara. O piloto, no entanto, ainda não foi encontrado.
A aeronave era do modelo Piper Aircraft, prefixo PT-WLP, e saiu do Aeroporto de Jundiaí às 20h15 de quinta-feira. No retorno a Jundiaí, o avião desapareceu e o último contato, via rádio, foi quando o piloto sobrevoava a Serra do Japi.
Várias equipes participam das buscas. Conduzidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além da Divisão Florestal da GM, com cerca de 10 guardas, o Corpo de Bombeiros, o helicópeto Águia da Polícia Militar, um drone da Fundação Serra do Japi e a Força Aérea Brasileira (FAB) procuram pelo piloto e pelo avião, mas apenas pedaços foram encontrados até o momento.
REDE VOA
Concessionária do Aeroporto de Jundiaí, a Rede Voa informa em nota que a Aeronave Piper Aircraft PA-34-220T, matrícula PT-WLP, chegou ao Aeroporto Estadual de Jundiaí Rolim Amaro no dia 27 de março de 2024, às 18h13, e decolou no dia 28 de março de 2024, às 20h15, com intenção de pouso no Aeroporto Campo de Marte. Próximo ao local, informou ao controle que iria retornar ao Aeroporto de Jundiaí devido à inoperância do aeródromo de destino.
Pela manhã, foi constatado que aeronave em questão não havia chegado ao destino, iniciando então contatos com os órgãos públicos, vistando esclarecimento dos fatos. A Rede VOA se colocou à disposição junto aos órgãos públicos, coordenando em tempo real a troca de informações através de seu Centro de Controle Operacional. As buscas estão sendo coordenadas na área da Serra do Japi, em Jundiaí, pela Defesa Civil, Bombeiros, Guarda Municipal de Jundiai - Divisão Florestal e Força Aérea, na região de Varzea Paulista, as buscas estão sendo coordenadas pela Defesa Civil Municipal.
* com informações do Jornal de Jundiaí