Guarda Costeira encontra destroços na área de buscas pelo submarino Titan
Por Folhapress
A Guarda Costeira dos EUA informou nesta quinta (22) ter encontrado destroços na extensa área onde hoje se concentram os esforços de busca pelo submersivo Titan, desaparecido desde o último fim de semana. Especialistas estão avaliando o material para compreender se há alguma relação com o veículo.
As reservas de oxigênio do veículo, que desapareceu em uma excursão para ver destroços do Titanic no oceano Atlântico, acabaram na manhã desta quinta-feira, segundo estimativas, enquanto equipes de resgate continuam mobilizadas para tentar encontrar o veículo com cinco pessoas a bordo.
O mergulho na costa do Canadá começou às 8 horas no horário local (9h em Brasília) de domingo (18), de acordo com a agência de notícias Reuters. A empresa OceanGate, que opera o submersível, diz que o Titan tem reserva de oxigênio para até 96 horas - quatro dias - com cinco pessoas a bordo.
Apesar da estimativa de que o tanque de oxigênio a bordo do submersível Titan tenha acabado nesta quinta-feira (22), um especialista em anestesiologia afirma que os cinco ocupantes podem ter ainda entre 10 e 20 horas de oxigênio extra no interior da cabine.
Oxigênio extra
A quantidade de oxigênio extra dentro da cabine é impossível de medir e o tempo que ela durará também, explica o doutor Richard Moon, professor de Anestesiologia da Universidade Duke, nos EUA, em entrevista à ABC News.
Mesmo assim, é possível que os cinco ocupantes do submersível desaparecido tenham ainda entre 10 e 20 horas de oxigênio, afirmou o especialista, que atua como diretor do Centro Duke de Medicina Hiperbárica e Fisiologia Ambiental.
"É possível estender o oxigênio disponível permanecendo calmo, evitando se movimentar e tomando sedativos leves, se disponíveis", declarou.
O nível de oxigênio entre 6% e 10% causará desconforto, falta de ar e possíveis sintomas como dor de cabeça e náusea.
Quando o nível de oxigênio cair abaixo de 10%, os ocupantes do submersível sentirão os efeitos da privação, como falta de ar intensa e desconforto.