Grupo ocupa área municipal em Campinas
O grupo se instalou na área com barracas de plástico improvisadas e, com os abrigos, cada um fez uma espécie de demarcação de seu território
Foto: Wagner Souza/AAN
Um grupo de ao menos 500 pessoas ocupou no final de semana uma área pública municipal no bairro Vale do Sol – ao lado do CDHU do San Martin, em Campinas. Entre os sem-teto há mulheres, crianças – algumas delas de colo – e idosos. O grupo se instalou na área com barracas de plástico improvisadas e, com os abrigos, cada um fez uma espécie de demarcação de seu território. Agentes da Guarda Municipal estão no local, mas líderes do movimento dizem que a intenção é permanecer na área.
“Nós estamos aqui porque tem muita gente que não consegue mais pagar aluguel”, disse Samuel Martinelli, um dos coordenadores do movimento. “Na verdade, tem muita gente passando forme”, acrescentou.
Martinelli diz que muitas das famílias são de Campinas, mas também há pessoas de cidades vizinhas, como Sumaré, por exemplo.
O coordenador disse que chegou a conversar com agentes da Guarda Municipal – que foram chamados para intervir –, mas garantiu que a intenção do grupo é permanecer. “Nós não vamos sair porque não temos para onde ir”, alega. “Todo trabalhador tem direito a um pedaço de terra e essa terra não está sendo usada para nada”, acrescentou. “Nós queremos pagar pela terra, mas que seja um preço justo, porque não vai adiantar nada se cobrarem mensalidade de 1,2 mil reais se a gente ganha mil reais por mês”, argumenta.
A prefeitura foi procurada e assim que responder, o posicionamento será colocado neste espaço.
Fonte - Agência Anhanguera