Greve dos coletores de lixo chega ao fim
A greve dos coletores de lixo de Itatiba foi encerrada nesta sexta-feira
Foto: Divulgação
Da Redação
A greve dos coletores de lixo em Itatiba, iniciada na última quinta-feira, 27, foi encerrada hoje, após acordo entre o Sindicato dos Terceirizados, empresa Suma Brasil e Prefeitura de Itatiba. As partes se reuniram na manhã de ontem e chegaram a um acordo.
Segundo a nota enviada ao JI pelo Sindicato dos Terceirizados, a empresa Suma Brasil se comprometeu em sanar todas as irregularidades no prazo de 48 horas, na medida do possível. Sobre denúncias de lesão corporal, a empresa disse que irá apurar todos os casos relacionados a condutas ilegais/arbitrárias dos encarregados perante os colaboradores (ameaças, ofensas verbais etc.).
Em relação à garantia contra dispensa imotivada, a empresa garantiu que não irá dispensar os trabalhadores que participaram da greve como represália, inclusive, não sofrerão descontos em salários e benefícios durante o período de paralisação referentes aos últimos dias 27 e 28. Sobre negociações de salários, a empresa confirmou o reajuste de 10,06% sobre o piso salarial e benefícios normativos. “Ficou, assim, deliberado o retorno imediato das atividades, o descumprimento do quanto aqui estipulado acarretará em nova paralisação”, diz a nota.
O JI também entrou em contato com a Prefeitura, que informou que, por volta das 14h desta sexta-feira, todas as rotas de coleta estavam na rua.