Governo de SP firma acordo com GWM Brasil para projetos de veículos a hidrogênio
Novo complexo automotivo da montadora asiática em Iracemápolis terá investimento de R$ 10 bilhões e geração de 2 mil empregos até 2025
Foto: Govesp
O Governo de São Paulo firmou nesta terça-feira (25) um acordo com a Great Wall Motor Brasil (GWM) de desenvolvimento de projetos para introdução de frotas movidas a hidrogênio no estado. O novo complexo automotivo em Iracemápolis terá capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano e vai gerar 2 mil novos empregos diretos até 2025.
O compromisso foi firmado durante visita do governador Tarcísio de Freitas à planta da GWM na Região Metropolitana de Piracicaba. O termo de engajamento é implementado por intermédio da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Governo do Estado.
“São Paulo quer ser líder no processo de transição energética. Temos um grande potencial do estado no etanol, que é a ponte para termos veículos movidos a partir de hidrogênio e que vão ser muito viáveis na questão de carga. Será uma revolução no transporte brasileiro, a tecnologia está aí e, com uma dose de incentivo, vamos ter usinas de etanol produzindo também o hidrogênio verde. Vamos fechando as pontas da economia circular e, no final, proporcionando essa grande revolução energética. Todo o Brasil vai ganhar muito com isso”, afirmou Tarcísio.
“Com um investimento total planejado de R$ 10 bilhões de reais no nosso estado, a GWM está trazendo tecnologia e também mais 2 mil empregos”, acrescentou.
O governador estava acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e do presidente da InvestSP, Rui Gomes Junior, além de outras autoridades do Executivo paulista e da Assembleia Legislativa.
Pelo acordo, o Estado e a GWM vão estudar conjuntamente a implantação de uma rota logística para veículos a hidrogênio e identificação de parceiros para geração e fornecimento do combustível verde a partir de fontes renováveis, como o etanol. O Governo de São Paulo também se compromete a engajar as universidades estaduais na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de descarbonização das cadeias de transportes.
“Acreditamos que o Brasil vai continuar se consolidando como referência global em matriz energética sustentável. A GWM pretende contribuir com o desenvolvimento das melhores tecnologias de eletrificação no país utilizando a liderança industrial do estado de São Paulo”, diz Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.
A gestão comandada por Tarcísio assumiu o Governo de São Paulo com o compromisso de liderar a transição energética no Brasil, seja por meio de parcerias e fomento à iniciativa privada como por incentivos a pesquisas e projetos científicos desenvolvidos em universidades e institutos vinculados ao Estado.
Com a diversificação da matriz energética a partir de fontes renováveis e redução do uso de combustíveis fósseis, São Paulo se posiciona na vanguarda da tendência global de desenvolvimento econômico sustentável. Além disso, o Governo do Estado também reforça a adesão a conceitos ESG de governança ambiental, social e corporativa aplicados à gestão pública.
“Estamos comemorando o êxito de uma conversa que já começamos há cinco meses. Além de agradecer a todos, estou muito otimista pelo o que vamos fazer, principalmente o desenho do desenvolvimento equilibrado regionalmente, seguindo uma diretriz do governador Tarcísio. E estamos rodando por todas as regiões”, afirmou o secretário Jorge Lima.
“É mais um passo da InvestSP no sentido de garantir que os setores público e privado trabalhem juntos e de maneira estratégica, que ajudará na transição para uma matriz energética cada vez mais limpa e na criação de um ecossistema para projetos de hidrogênio de São Paulo”, disse o presidente da InvestSP, Rui Gomes Junior.
Parceria estratégica
A parceria entre o Governo de São Paulo e a GWM é estratégica para ampliar a produção e uso de veículos e equipamentos à base de energia verde no Brasil. Maior montadora chinesa de capital 100% privado, a companhia está investindo mais de R$ 10 bilhões para transformar a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis em um polo de veículos híbridos e elétricos para toda a América Latina.
A previsão da montadora é iniciar a fabricação dos novos modelos em 2024, com um portfólio baseado em picapes médias e SUVs híbridos e flex. A GWM está priorizando novas fontes de energia, como biocombustíveis e motores elétricos ou a hidrogênio, em substituição à gasolina e ao diesel. A fábrica de Iracemápolis deverá ser a maior da GWM no hemisfério ocidental.