Google promove mudanças em algoritmo de busca
Uma das mudanças deve destacar matérias que originaram outras reportagens e dar mais espaço para veículos de imprensa prestigiados
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
A empresa Google anunciou, na última quinta-feira, dia 12, que fará uma alteração em seu algoritmo de pesquisas na Internet para privilegiar “reportagens originais”, quando um usuário procurar algum assunto específico. A princípio a novidade está disponível apenas em inglês, mas em breve deve ser para outras línguas, como o português. A novidade foi anunciada pelo vice-presidente de notícias, Richard Gingras, em uma publicação oficial do blog da empresa.
Mudanças
Segundo Gingras, o objetivo da mudança é privilegiar um trabalho que “consome tempo, esforço e recurso das empresas de jornalismo”. Entre as mudanças anunciadas, o Google deve passar destacar matérias que originaram outras reportagens subsequentes, e dar mais espaço para veículos de imprensa prestigiados, como vencedores de importantes prêmios de jornalismo, o Pulitzer, por exemplo, ou ainda, responsáveis por furos de notícias que mudaram a percepção política, economica ou a sociedade.
As alterações pretendem, ainda, identificar qual veículo publicou determinado tema primeiro, já que, uma vez que uma notícia de destaque é publicada, outras empresas também fazem reportagens sobre o tema.