GM de Campinas apreende nove veículos pela Lei do Pancadão no último fim de semana
As ocorrências foram em vários bairros da cidade, com base em informações do setor de Inteligência da GM
A Guarda Municipal de Campinas apreendeu nove veículos e fez 13 autuações de trânsito durante a operação especial da Força Tarefa realizada no último final de semana, entre a sexta-feira, dia 10 de julho, e o domingo, 12 de julho, com base na Lei do Pancadão (Lei Municipal nº 14.862/2014). As ocorrências foram em vários bairros da cidade, com base em informações do setor de Inteligência da GM e também denúncias por meio de formulário disponível no portal da Prefeitura Municipal, no www.campinas.sp.gov.br.
Além das apreensões e multas de veículos flagrados pela Guarda Municipal e enquadrados na Lei do Pancadão, um estabelecimento foi orientado a fechar por não estar permitido o funcionamento durante a quarentena e uma aglomeração de pessoas na rua foi flagrada e dispersada. A ação também atende às medidas de prevenção da disseminação do novo coronavírus. Para se evitar agrupamento de pessoas neste período de pandemia, bares e outros estabelecimentos não podem funcionar.
Valor da multa de carro flagrado com som alto pela Lei do Pancadão é de 500 Unidades Fiscais de Campinas (UFICs) na primeira infração. A UFIC está em R$ 3,6161, ou seja, R$ 1.808,05. Legislação prevê que, em caso de reincidência, a multa dobra e depois quadruplica. Também podem ser aplicadas penalidades de trânsito, como se o veículo estiver estacionado em lugar proibido, em cima de calçada, por exemplo. A pessoa também paga as taxas de guincho e diárias de permanência no pátio.
Balanço
Na noite de sexta-feira, 10 de julho, foram apreendidos quatro veículos no bairro Vida Nova e um bar, no Parque Industrial, foi fechado. Já no sábado, dia 11, houve a apreensão de dois veículos, sendo um no Campo Belo e o outro no Jardim Eulina, além de orientação para dispersão a um grupo de pessoas que estavam reunidas em uma rua do Cambuí.
Durante o domingo, 12 de julho, três veículos foram apreendidos pela Lei do Pancadão. Um deles no Jardim Santa Eudóxia e os outros dois no Parque Oziel.