GM apreende balão e detém dezoito pessoas que tentavam o resgate
Um balão de aproximadamente vinte metros acabou apreendido sendo que dezoito pessoas também acabaram detidas
Foto: Divulgação
A Guarda Municipal de Itatiba realizou na manhã desta terça-feira, dia 25, a apreensão de um balão de aproximadamente vinte metros de altura, que caiu entre os bairros Pinheirinho e Morro Azul, após o recebimento de uma denúncia. A ação contou com a participação do Departamento Ambiental, do Grupo de Patrulhamento Ostensivo Motorizado (GPOM) e o Patrulhamento Urbano.
Na ocorrência foram detidas dezoito pessoas que tentavam fazer o resgate do balão. Os homens estavam distribuídos em cinco carros e duas motos, tentaram fugir quando perceberam a presença da GM, mas, acabaram detidos.
Para os GMs, os suspeitos falaram que são da capital, viram o balão cair e estavam tentando pegar. De acordo com a Polícia Civil, muitos já têm passagens na polícia pelo mesmo crime. Nas redes sociais, em grupos de baloeiros, foram publicadas fotos que mostram o balão aberto, sendo solto.
Vale lembrar que soltar balões é crime previsto na lei de crimes ambientais. A medida foi tomada com o objetivo de proteger as florestas e vegetações, bem como evitar riscos para a vida humana, dos animais ou plantas.
Conforme o Artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, de fevereiro de 1998, fabricar, vender, transportar ou soltar balões é crime. O objetivo é evitar incêndios em vegetações, florestas e em áreas urbanas. A pena pode chegar a três anos de prisão.
A Guarda Municipal solicita aos munícipes que se souberem de algum grupo que esteja soltando balões ou que avistem algum balão no céu que possa cair em nosso município, façam a denúncia no telefone 153.
OUTRO CASO: Na última sexta-feira, dia 21, uma pessoa também foi detida em uma fazenda localizada no bairro da Moenda, devido ao mesmo crime. Naquele ocasião, outro balão de grande porte também acabou apreendido.