Gincanas de Carnaval - A Equipe 1040 - Décadas 1960 1970
Durante as décadas de 1960 e 1970, o Grêmio Cívico e Recreativo Itatibense costumava organizar gincanas carnavalescas na modalidade “caça ao tesouro”, nas quais as equipes tinham que cumprir missões e tarefas, decifrar charadas e buscar por objetos, animais e até pessoas, com características pouco comuns.
As tarefas eram distribuídas no sábado e as provas realizadas durante o Carnaval. A competição alcançava seu auge com apresentações no salão de bailes e a divulgação dos vencedores na noite de terça-feira, marcando o final do entrudo.
Algumas equipes se destacavam pela competitividade e criatividade, como a do Bairro do Sapo e a famosa e inesquecível 1040. O número 1040 foi inspirado na frequência da Rádio Tupi, uma emissora do grupo Diários Associados, muito popular naquela época. A equipe carnavalesca itatibense também adotou o “Índio da Tupi” como logotipo do grupo.
Os membros das equipes participavam da competição durante o dia e também dos bailes noturnos no clube, geralmente usando fantasias temáticas e irreverentes com sátiras aos temas do momento.
As competições, na Praça da Bandeira, reuniam centenas de pessoas, atraindo um grande público, que acompanhava, com entusiasmo, as provas divertidas e inusitadas.
Se tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre as Gincanas Carnavalescas e suas histórias recomendo a leitura de dois livros que serviram de base para este pequeno texto: “Pra ver a banda passar” de Rubens Pantano Filho e Cid Camargo e “Remembranças” de Maria José Degani Pantano e Maria Antonietta Degani Natariani.
No final da década de 1970 e inícios dos anos 1980 as gincanas carnavalescas foram retomadas no Grêmio, com uma acirrada disputa entre as equipes dos Demônios da Benjamin e da KiGang.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Informações: Livros “Pra ver a banda passar” e “Remembranças”.
Fotos: Acervo Foto Parodi
A faixa na fachada do Grêmio anuncia a gincana carnavalesca
As fantasias dos integrantes da 1040
Integrantes da 1040 no Carnaval do Grêmio