Gerente da Sabesp diz que cerca de 480 toneladas de lixo são recebidas na estação
Cerca de 480 toneladas de resíduos são recebidas no gradeamento da ETE de Itatiba
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
Segundo a Sabesp de Itatiba, são realizadas em média 72 operações de desobstrução de esgotos no município, devido ao mau uso da rede coletora.
De acordo com o gerente, Wilson Stocco, em entrevista ao JI, nestas operações são retirados objetos variados, como peças de roupa, talheres, brinquedos, preservativos, absorventes, fraldas, dentre outros. “O item mais comum é sacola e saco plástico, que infelizmente são descartados nos vasos sanitários”.
Resíduos
Wilson diz que, além de representar um risco para a população devido aos entupimentos das tubulações, este mau hábito resulta em lixo que vai parar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). “São cerca de 480 toneladas de resíduos recebidas no gradeamento da ETE de Itatiba por mês, o que prejudica o processo de tratamento”.
O gerente completa dizendo que a Sabesp reforça que o despejo inadequado de objetos e lixo em vasos sanitários, pias e ralos é a principal causa de obstruções e, por isso, é essencial que não haja lançamento de lixo na rede de esgoto.