GCM de Vinhedo recebe novos equipamentos não letais
Dispositivos elétricos foram incorporados ao material dos guardas do município
Foto: PMV
O prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, entregou seis novos equipamentos não letais para a Guarda Civil Municipal de Vinhedo, nesta terça-feira (06). Tratam-se de dispositivos elétricos incapacitantes, conhecidos como Spark. O equipamento vem acompanhado de coldres, suportes, carregadores e dardos. Material já incorporado ao dia a dia dos guardas.
“Os dispositivos não letais são muito importantes no exercício dos guardas por permitir que a abordagem seja feita de forma eficiente e controlada”, disse Osmir Cruz, secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana.
Essenciais no uso progressivo da força, as armas incapacitantes funcionam à curta distância e são capazes de imobilizar o agressor. O disparo permite que o dispositivo emita pulsos elétricos por um período de até 5 segundos.
“Nossa cidade acredita e confia na ação dos nossos agentes de segurança. Por isso, tenho sempre atendido os pedidos que chegam para a compra de novos equipamentos, além de todo investimento em viatura e no aumento do efetivo”, comentou o prefeito, Dr. Dario.
Vale lembrar que, no último mês, 16 novos GCMs foram incorporados ao efetivo, e outros oito iniciaram o treinamento. Além disso, também está prevista a reforma do prédio da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, onde também está a sede da GCM.