GCM de Vinhedo passa a usar drones para operações de Segurança Pública
Drones apoiarão em atividades de inteligência da Guarda e em fiscalizações ambientais da Defesa Civil
Foto: Divulgação
A Guarda Civil Municipal de Vinhedo adquiriu nesta semana dois drones que servirão para apoiar as operações no município. Os drones serão utilizados pela guarda em ações de inteligência da GCM e também em fiscalizações ambientais da Defesa Civil, como o apoio no combate às queimadas.
Os drones, do modelo DJI Mini 3, são equipados com câmera 4K e transmissão de vídeo com alcance de até 10km. Os drones são equipados com controle remoto, baterias e carregadores. O investimento nos novos equipamentos foi de R$19.600,00.
Com o auxílio da câmera de alta definição, o equipamento é capaz de armazenar e transmitir imagens nas atividades de policiamento ostensivo, sendo importante para registrar provas concretas de ocorrências ilícitas.
Os drones e os operadores já estão habilitados para serem utilizados nas atividades da GCM de acordo com o ICA 100-40 (Instrução sobre Aeronaves não Tripuladas e o Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro), seguindo as orientações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) do Ministério da Defesa.