GCM de Nova Odessa e GAMA recuperam retroescavadeira furtada em Campinas
A máquina retroescavadeira tem valor estimado em cerca de R$ 200 mil
Foto: Divulgação
Na última quinta-feira (08/09), a GCM (Guarda Civil Municipal) da Prefeitura de Nova Odessa, em parceria com agentes da GAMA (Guarda Municipal de Americana), recuperou uma máquina retroescavadeira na mata perto do Córrego Recanto, nos limites entre as cidades de Americana e Nova Odessa. O veículo pesado tinha sido furtado no último domingo (05/09) em Campinas. A Polícia Civil ainda não tem nenhum suspeito do crime e segue com a investigação.
A operação começou quando uma equipe da GAMA recebeu uma ligação de um funcionário da empresa de monitoramento, por volta das 8h, informando sobre um furto de uma retroescavadeira que ocorreu no interior da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas.
O rastreador via satélite usado para localizar a máquina apontava que ela estava próxima da Vila Mathiensen, em Americana. Após conseguir a localização, a GAMA acionou a GCM de Nova Odessa, avisando sobre a ocorrência e a possível localização da máquina. Uma equipe da corporação de Nova Odessa que fazia patrulha na área central foi então até o local indicado e localizou a máquina, escondida em um matagal ao lado do Córrego Recanto, já dentro dos limites de Nova Odessa.
Depois de achar o veículo, que estava com a janela quebrada, a Polícia Civil entrou em contato com o representante da empresa Gramacon Comércio de Grama e Materiais de Construção, proprietária da retroescavadeira.
“Por se encontrar em território de Nova Odessa, a GAMA repassou o caso para GCM, para que o veículo fosse conduzido e apresentado na Delegacia do Município. Lá, foram tomadas as medidas cabíveis e, após o registro do BO, a máquina foi devolvida ao proprietário”, explicou o coronel Carlos Fanti, chefe municipal de Segurança.
A máquina retroescavadeira tem valor estimado em cerca de R$ 200 mil. Seu furto foi percebido quando funcionários da empresa não encontraram o veículo quando chegaram para trabalhar. A suspeita é que a máquina tenha sido deixada no local escondida, no aguardo para que alguém a buscasse após alguns dias.
“Chamamos isso de ‘ponto de descanso’. Os criminosos deixam o objeto furtado ali para que a queixa realizada passe e o caso ‘esfrie’. Assim, eles podem despistar os investigadores mais facilmente”, acrescentou Fanti. A prática também permite que os meliantes escapem de um flagrante em caso de um veículo monitorado ser rapidamente localizado, como foi o caso.
“Além de reaver o bem ao proprietário, a ação foi uma resposta aos criminosos, para mostrar que Nova Odessa é segura e que a GCM tem realizado patrulhamento em todo território municipal, visando a segurança da nossa população”, completou o comandante da GCM, Luciel Carlos de Oliveira.