Gavião com asa ferida por linha com cerol é socorrido na Marginal do Rio Jundiaí
O animal estava com uma das asas ferida a sangrando, por ter sido atingido por uma linha com cerol
Um gavião da espécie carcará foi resgatado por guardas municipais ambientais de Várzea Paulista na tarde desta quarta-feira (29) no pátio de uma empresa na marginal do Rio Jundiaí, no Jardim Paulista, em Várzea. O animal estava com uma das asas ferida a sangrando, por ter sido atingido por uma linha com cerol (mistura de cola e pó de vidro).
Os guardas Thomaz e Santana imediatamente o levaram para a base da especializada, na área da Serra do Mursa, retiraram a linha e fizeram os curativos necessários para a cura. Depois de descansar e já apresentando um quadro de melhora, os GMs o soltaram o soltaram apenas para um teste, momento em que ele bateu asas e voltou para a natureza.
Segundo o inspetor Afonso, da Ambiental, “não houve necessidades de encaminhar para algum órgão responsável, pois os ferimentos foram visíveis e leves”, disse. O comandante Eli frisou sobre da importância da GM ambiental nesses casos. “Esse é um trabalho que vale muito a pena, por sorte essa ave não teve problemas mais graves, essas linhas cortantes são muitos prejudiciais aos pássaros”.
Fonte - Jornal de Jundiaí