Gás encanado ou gás de botijão?
Entenda pontos positivos e negativos de cada opção e escolha qual o melhor
Créditos: iStock/ Meeko Media
O mercado de gás tem se tornado muito competitivo nos últimos anos, já que há duas principais formas de fornecer o combustível para casas e apartamentos — canalizado ou botijão. Ou seja, o consumidor precisa escolher a que melhor atende.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o consumo de gás canalizado cresceu 28,8% em 2021. Nesse contexto, a alta tem uma relação forte com a versatilidade, já que a crescente foi registrada em um período de escassez hídrica.
Ou seja, muitos clientes usavam o gás também de diferentes formas. E para facilitar ainda mais essa decisão, acompanhe o texto e veja quais os principais pontos, negativos e positivos, do gás canalizado e do botijão de gás.
O que é gás de botijão?
Popularmente conhecido como gás de botijão, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Tem uma fácil armazenagem e transporte. Uma vantagem é que dificilmente uma conversão precisará ser feita para usar este tipo de gás em um cooktop ou fogão.
Outro ponto é que o botijão ajuda a economizar, gerando alta temperatura com pouco gás. A comercialização, neste caso, é realizada por distribuidoras que vendem botijões de diversos tamanhos. Também já existem aplicativos que facilitam a venda e entrega para os consumidores.
E o gás encanado?
Já o gás encanado é mais comum em prédios e cidades mais desenvolvidas. Na hora de comprar um fogão, por exemplo, é preciso se atentar para saber se o eletrodoméstico tem capacidade de receber o gás. O consumidor usa uma determinada quantidade e, no fim do mês, recebe uma fatura com o valor referente à quantidade usada.
Nesse caso, o principal ponto positivo é que o gás nunca vai acabar. A chama do gás também costuma ser mais potente, já que tem essa estabilidade de ficar o tempo inteiro gerando o fogo.
Principal diferença entre os dois
Em relação ao fornecimento de gás para os fogões, a grande maioria desses equipamentos já vem com capacidade de receber os dois tipos de gás. Mas a principal diferença está na composição.
O gás de botijão é composto por propano e butano, enquanto o gás encanado natural tem a maioria da composição de metano.
A partir dessas perspectivas, o consumidor consegue entender como calcular consumo de gás encanado e escolher qual a melhor opção vai atender.