Galeria Lilás é inaugurada na Câmara Municipal
Foto: Amanda Vedovello / CMI
A Câmara Municipal de Itatiba inaugurou, na noite da última quinta-feira (05), uma galeria dedicada a homenagear mulheres que fazem parte da história do Legislativo Municipal. Com o nome de Galeria Lilás, o espaço consiste em um mural permanente com fotografias, dispostas em ordem cronológica, de todas as vereadoras já eleitas no município, além daquelas que exerceram mandato como suplente por mais de 180 dias consecutivos.
O evento de inauguração contou com a presença dos vereadores David Bueno, Leila Bedani, Luciana Bernardo e Igor Hungaro, além das ex-vereadoras Deborah Cassia de Oliveira, Elizabet Tsumura e Roselvira Passini – esta última, eleita para a próxima legislatura (2025-2028). Também estiveram presentes a vice-presidente nacional do Instituto Virada Feminina, Cidinha Raiz; e a presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosmary Corrêa; além de representantes do Grupo Mulheres do Brasil; da Casa Rosa da Mulher; do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; do Movimento Nacional ODS – Núcleo Itatiba; e familiares das vereadoras.
O presidente da Câmara, David Bueno, ressaltou a importância da participação feminina na política e o trabalho realizado pelas vereadoras. “É mais do que justo homenagear essas mulheres, por tudo que fizeram e ainda fazem pela cidade de Itatiba”, discursou David. “É fundamental termos um maior número de mulheres tanto na Câmara Municipal, quanto nas demais esferas. É importante que a mulher queira representar sua cidade, seu estado e sua federação”, enfatizou o presidente.
A vereadora Leila Bedani falou sobre o significado da Galeria Lilás. “Este espaço é motivo de muito orgulho. Ele representa o reconhecimento do esforço e do trabalho de todas essas mulheres que marcaram a história de nossa cidade”, declarou Leila.
“A Galeria Lilás não é apenas um mural de fotos. Ela representa muito para nós. Este espaço é um símbolo de luta e resiliência”, destacou a vereadora Luciana Bernardo, que também falou sobre os desafios que as mulheres enfrentam no cenário político. “Neste ano, a representatividade feminina na política cresceu 2% no Brasil, alcançando 18%, mas ainda estamos longe do ideal. Ainda temos uma grande luta pela frente para superar a desigualdade de gênero. Nós, mulheres, precisamos ocupar nosso espaço”, finalizou Luciana.
Após a Sessão Solene, foi realizado o descerramento da galeria. As vereadoras presentes foram fotografadas ao lado de seus quadros, acompanhadas de familiares. Aquelas que não puderam comparecer, foram representadas por membros de suas famílias.
Atualmente, a Galeria Lilás conta com fotos de nove vereadoras. São elas: Lia de Araújo Oliveira, Giacomina Ester Dalcin Sibinelli, Marina Bredariol Almeida, Irene Araújo de Camargo Pires Fumach, Deborah Cassia de Oliveira, Elizabet Tsumura, Leila Bedani, Roselvira Passini e Luciana Bernardo. O espaço será atualizado a cada legislatura em que houver novas representantes.