Gabriela Tardivo e João Almeida vencem o cross no Sub-20
Os dois atletas, de 18 anos, comemoraram os resultados e a superação de dificuldades com problemas de saúde; ambos seguem para o Sul-Americano
Foto: Wagner Carmo/CBAT
Gabriela Tardivo e João Breno de Moraes Almeida, ambos de 18 anos, foram os campeões da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country 2023, na categoria sub-20, realizada em circuito montado no Empreendimento Innova, ao lado do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP), e disputada na manhã deste domingo (11/12), com transmissão de pouco mais de 6 horas pelo YouTube da CBAt.
A paranaense Gabriela Tardivo (IPEC-PR) foi a campeã dos 6 km sub-20, com 26:56, seguida pelas gêmeas da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, também do Paraná, Anna Mees Valério (28:35) e Helena Mees Valério (28.57). "O sol forte foi o pior, vinha um mormaço...", disse Gabriela com lágrimas nos olhos, mas feliz com a vitória. "Depois do Mundial Sub-20 eu descobri a diabetes tipo 1 e fiquei muito abalada. Mas agora estou vendo que dá para conviver e estou aprendendo a controlar a glicemia nos treinos e nas provas. Faz um mês e meio. E com o resultado de hoje sinto que posso fazer o que mais gosto, o atletismo, e o diabetes não vai me impedir."
Gabriela, treinada por Cristiano Ribeiro, disputará o Sul-Americano de Poços de Caldas, no dia 22 de janeiro - "espero bater um tempo bom". A fundista ainda não sabe quais provas do calendário poderá disputar antes de seguir para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde vai estudar nutrição.
João Breno de Moraes Almeida (ITA-MT) foi o vencedor dos 8 km sub-20, com 31:22, seguido por Vitor Miguel Redlinski (FME Timbó-SC), com 31.34, e Samuel Costa Santana (Casa do Garoto Tupã-SP), com 31:50. João, treinado por Claudio Mendes na Universidade Federal do Mato Grosso e no Centro Esportivo Dom Aquino Correa, é estreante no pódio do cross.
"O mais difícil foi a subida, muito longa, do percurso. O calor também (33 graus na hora da prova), apesar que estou acostumado", disse João, que também ganhou este ano a sua primeira medalha em um Brasileiro, o Sub-23, disputado em Cuiabá (MT), a de bronze, nos 5.000 m. "Estou muito feliz porque venço o cross pela primeira vez também, ainda mais porque tive um contratempo com um problema nos dentes e fiquei 15 dias sem colocar um tênis no pé." João também está feliz por estrear na seleção brasileira de cross country no Sul-Americano de Poços de Caldas.
O indígena Manuel Tsiwaro (Barras do Garças-MT) foi o vencedor dos 6 km sub-18, com 24:33. Dividiu o pódio com Júlio Cesar Souza Ferreira (ASPA-PB), com 24.42, e Adoniram Carey de Oliveira (Jacareí Atletismo/APEF/C&D Bra-SP), com 24.52. Orcampi, com 49 pontos, e Clã Delfos, com 37, foram os campeões por equipe na Copa Brasil de Cross Country, categoria Sub-18.
Nos 4 km Sub-18 Feminino a vitória ficou com Luisa Monteiro de Almeida (Sogipa), com 18:13. O pódio ainda teve Ewellyn Stefani Pereira da Souza (CARN-RN), com 18.27, e Isabele dos Santos Carlos (Clã Delfos-MG), com 19:20.
Já nas eliminatórias para a formação do revezamento brasileiro 4x2.000 m misto para o Sul-Americano se qualificaram July Ferreira da Silva (AA Paranavaí-PR), com 7:34, Jéssica Ladeira Soares (FECAM/ASSERCAM-PR), campeã dos 10 km adulto, com 7:36; e Letícia Almeida Belo (ABDA-SP), com 7:54. No masculino, garantiram qualificação Jânio Marcos Gonçalves Varjão (Barra do Garças-MT), com 6:21; Leandro Alves Prates (Pinheiros-SP), com 6:27;e Victor Hugo Alves Santos (AAARP-SP), com 6:28.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.