Furtos de fios em postos de saúde de Piracicaba provocam perda de 4 mil vacinas
Foto: Divulgação/Pfizer
A cidade de Piracicaba perdeu 3,8 mil doses de vacina contra covid-19 por causa do furto de fios elétricos das unidades de saúde.
O levantamento feito pela prefeitura conta os crimes que aconteceram desde o início da pandemia, em março de 2020.
A cidade não precisou descartar nenhuma dose por causa do prazo de validade, mas está enfrentando esse problema de violência e vandalismo.
No total, 4 mil doses de vacinas contra covid-19, gripe, hepatites, febre amarela e outras doenças ficaram retidas para análise, de acordo com a administração.
Em agosto ainda não foi registrado nenhum caso do tipo, mas, em julho, unidades foram invadidas até três vezes na mesma semana.
Fios de energia elétrica, cabos de internet e até tomadas foram levadas nessas ações.
Até agora ninguém foi preso.
De acordo com a secretaria de Saúde, quando os fios são furtados e as geladeiras são desligadas, todas as doses ficam retidas e são enviadas para análise do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.
A partir da análise, é definido se elas podem ser utilizadas ou devem ser descartadas por terem perdido a capacidade de imunização.
Já sobre o problema da violência, a Guarda Civil Municipal vai reforçar o patrulhamento nas regiões dos postos de saúde mais atacados.