Furto de cabos em parte externa de posto de saúde de Atibaia causa perda de vacinas
Quase 950 doses de vacinas, incluindo 451 contra Covid-19, foram perdidas por conta do incidente, mas regional de Campinas irá repor as doses
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Atibaia informa que devido ao furto de fios de cobre na parte externa da unidade de saúde USF Jardim Imperial houve queda de energia no local, o que desligou a geladeira que continha doses de vacinas, incluindo contra a Covid-19, causando a perda dessas doses por terem ficado em temperaturas acima do recomendável.
O furto ocorreu na madrugada de domingo para segunda-feira e foi registrado boletim de ocorrência pela Secretaria de Saúde. Um total de 947 doses de vacinas teve que ser descartada, sendo 451 doses de imunizantes contra a Covid-19. O Grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE Campinas (Regional de Saúde que atende o município) irá repor as doses que foram perdidas.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que recolhe diariamente a sobra de vacinas, mas nas unidades maiores fica um estoque para continuidade das ações para o início da semana, a fim de não atrasar a vacinação. O estoque das unidades de saúde são para as livres demandas como comorbidades, gestantes, as segundas doses para idosos com 60 anos ou mais e pessoas com BPC.
“Nós da Secretaria Municipal da Saúde estamos consternados e muito chateados com a essa situação, estamos analisando possibilidades de dificultar acontecimentos como esse no nosso município”, afirmou a pasta em nota. “Estamos deixando o mínimo de doses nas unidades, e todas as vacinas, inclusive livre demanda, serão com agendamento. Reforçamos a pactuação com a guarda que já realizava a fiscalização em todas as unidades para intensificar a fiscalização”, acrescentou.