Fundo Social entrega 290 kits do Projeto Meu Bebê em 2024
Foto: Divulgação PMI
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Itatiba encerra 2024 com a entrega de 290 kits do Projeto Meu Bebê, que atende gestantes dos programas sociais do município. A maioria foi composta de itens para meninos: 159. Os kits para meninas somaram 131. O mês com maior número de entregas foi agora, dezembro (29 kits), seguido de agosto (28) e janeiro (26).
O kit inclui banheira, roupinhas e outros itens. Neste mês de dezembro, foram entregues também brinquedos para o Natal aos demais filhos de cada gestante. Alguns compareceram à sede do projeto, a Unidade Mercadão, para receber o kit.
As gestantes são gratas pelo que recebem do projeto do Fundo Social. “Quanto capricho e quanta coisa linda. Gostaria de agradecer pelo carinho e atenção. Muito obrigada!”, comentou Beatriz Amaral Gonçalves. “Muito obrigada pelo enxoval, obrigada por tudo. Dá pra ver o carinho em cada detalhe, muito obrigada mesmo!”, disse Gabriela Nicodemus Pires.
“As devolutivas são fantásticas e emocionam. Atendemos quem realmente precisa muito de todos os itens. O projeto é muito bom mesmo”, comentou Maria Ines Fattori, coordenadora do Meu Bebê.
O Fundo Social enaltece a parceria mensal de Oficina de Santa Rita (enxovais produzidos pelas voluntárias), Edson Foto (Estúdio Marcia Almeida - doação de miniensaio gestante e foto 15x21), Farmácia Raízes (doação do álcool 70%), Secretaria da Ação Social Trabalho e Renda e Secretaria da Saúde, além de doações espontâneas recebidas ao longo do ano.
Entregas e orientações
As entregas, geralmente com a presença da presidente do FSS, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, e da vice Rosa Paladino Delforno, são acompanhadas de orientações sobre cuidado materno e o convite para participar do Projeto Criança Feliz, através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
“Nas palestras, buscamos focar na amamentação, que é super importante, na questão do engasgo, alertando sobre este tema que causa pavor nas mamães, e também sobre o emocional das gestantes, um tema de extrema necessidade, orientando sempre a buscar ajuda e nos colocando à disposição para ser este caminho entre elas e a unidade de saúde”, comentou Maria Ines. Também foram acrescidas às palestras informações sobre as campanhas relativas de cada mês, como no Maio Amarelo, quando o Departamento de Trânsito contribuiu com informações sobre cuidados da gestante com o bebê.
Outra novidade foi a maior integração com os Cras, realizando entregas nas unidades dos bairros. “Os Cras gostaram e receberam bem o projeto. Essa inovação também aproximou os envolvidos, gerando um engajamento maior”, avaliou a coordenadora.
Como participar
Para participar do Meu Bebê é preciso fazer pré-natal na Rede Pública de Saúde. As enfermeiras fazem o convite e, com assiduidade nas consultas, em torno da 25ª semana de gestação, são encaminhadas para avaliação socioeconômica no Cras ao qual a gestante pertence para viabilizar o recebimento do kit. Mais informações sobre o Projeto Meu Bebê na sede: a Unidade Mercadão pelo (11) 4487-2646 - fixo e WhatsApp.