Fundo Social de Itatiba participa do I Fórum da Mulher Paulista
Evento debateu políticas públicas ao público feminino, como desenvolvido pela unidade Casa Rosa da Mulher
Foto: Divulgação/PMI
A Prefeitura de Itatiba, através do Fundo Social de Solidariedade (FSS), marcou presença no I Fórum da Mulher Paulista, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher.
O FSS foi representado por parte da equipe da unidade Casa Rosa da Mulher, cujo prédio ampliado será entregue neste mês como parte da programação de Aniversário de Itatiba - 166 anos, a serem completados em 1º de novembro. A entrega da ampliação será dia 27/10, às 9h, na Av. Expedicionários Brasileiros - 90.
Esta primeira edição do Fórum da Mulher Paulista foi realizada nos dias 20 e 21/09, no Memorial da América Latina, com a participação dos municípios do Estado para orientar sobre a implantação de políticas públicas com estruturas municipais voltadas para o público feminino, como Itatiba faz através da unidade do FSS. “Políticas Públicas para mulheres têm um olhar diferenciado de apoio e incentivo na nossa gestão”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Ações
Presente no Fórum, a coordenadora da Casa Rosa da Mulher, Patrícia Codignole, diz que Itatiba sai à frente neste tema ao reativar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), inativo desde 2017, e ao criar a Rede de Enfrentamento no Combate à Violência Contra a Mulher.
Nos dois dias de debates, seminários e palestras foram explanados os tipos de violência contra a mulher - física, psicológica, patrimonial, virtual, sexual, política e assédio moral no ambiente de trabalho.
“O primeiro Fórum da Mulher Paulista é um evento único para compartilhar conhecimentos, experiências e estratégias que promovam mudanças rumo a uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres”, destacou a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes.
Além dela, o 1° Fórum da Mulher Paulista contou com a presença da secretária-executiva Teresinha de Almeida Ramos Neves; do secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Junior; da presidente da Comissão de Defesa e Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), Valéria Bolsonaro; e do presidente do Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono.
Como palestrantes estavam a deputada federal Rosângela Gomes, doutoras Angela Gandra, Jamila Ferrari, Monique Lima, Alessandra Calabresi, Valéria Cheque, Luciana Amat, além da Orquestra de Viola de Mirante do Paranapanema.