Frio: abrigo temporário abrirá a partir desta terça-feira (17/05)
Temperatura deve apresentar queda brusca com chegada de frente fria
Os próximos dias serão de frio em muitas cidades de São Paulo, incluindo Itatiba. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio de origem polar deve avançar pelo Estado derrubando as temperaturas, com mínimas previstas de até 1º C na Serra da Mantiqueira.
Por conta disso, a Prefeitura de Itatiba, por meio da secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, reabrirá nesta terça-feira, 17/05, o Abrigo de Acolhimento Emergencial para pessoas em situação de rua. O local, que neste ano foi instalado no salão de festas Nossa Senhora das Graças, no Jardim Nossa Senhora das Graças, conta com camas, cobertores e chuveiros para atender as pessoas e também seus animais de estimação: há casinhas e ração. O local funcionará das 19h às 7h, com jantar e café da manhã para quem optar por pernoitar ali.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda de Itatiba, Mauro Delforno, nesta terça-feira equipes da Prefeitura começarão a percorrer as ruas da cidade para oferecer o serviço às pessoas em situação de rua.
"Esta é uma ação importante, mas é importante ressaltar que todos terão a opção por escolher se desejam ou não ir para o abrigo. Para aqueles que decidirem continuar na rua, nós vamos oferecer cobertores para que possam enfrentar o frio", diz Delforno.
Vale lembrar que no ano passado, o inverno de Itatiba quebrou um recorde de temperaturas negativas que já persistia há mais de duas décadas. O termômetro, segundo as medições oficiais, chegou a 1,3°. Neste ano, as temperaturas abaixo de 10ºC já deverão começar em maio. Segundo a Defesa Civil estadual, na Capital, as temperaturas mínimas podem chegar a 6ºC, o menor registro para o mês de maio desde 1990.
Já para o interior do estado há mínima prevista de 3º C para Ribeirão Preto e 5ºC para São José do Rio Preto. No litoral sul a previsão será de frio intenso, com temperatura mínima de 10º C, além de ventos de até 75 KM/h, o que aumenta a sensação de frio.
Campanha do Agasalho
O vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda de Itatiba também reiterou uma informação importante para os moradores da cidade. Prossegue em mais de 60 pontos a arrecadação para a Campanha do Agasalho 2022, além de pontos em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa tem como objetivo conseguir peças de roupa, sapatos e cobertores em bom estado de uso, que serão repassados às famílias em estado de vulnerabilidade até o final deste mês.
Crédito da imagem: Arquivo/PMI