Fraudes na rede elétrica têm queda de 35%
A CPFL identificou 11 furtos de energia em Itatiba no primeiro semestre de 2021
Foto: Lucas Selvati / JI
Da Redação
A CPFL Paulista fez 293 inspeções em Itatiba no primeiro semestre de 2021 para averiguar possíveis fraudes de energia. Foram confirmadas 11 ocorrências no período – 35,2% a menos do que no primeiro semestre de 2020, quando foram registradas 17 infrações desse tipo. Em 2019, foram 27.
O número de ocorrências em Morungaba também diminuiu. Foi registrado apenas um caso envolvendo furto de energia nos seis primeiros meses desse ano. No ano passado, em mesmo período, foram sete.
Na região de Campinas, o município campineiro lidera a lista com 3.386 fraudes encontradas e regularizadas, seguido por Piracicaba, com 791, e Hortolândia, com 520.
Em todas as cidades de sua concessão, a CPFL identificou, no primeiro semestre de 2021, 13.975 furtos de energia. Numa comparação com o mesmo período de 2019, houve aumento de 35%. Já em relação a 2020, o número se manteve no mesmo patamar.
Até 4 anos de prisão
Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão, e a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade deverá arcar com os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.
As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma “perda comercial”, sendo o valor revertido à empresa. Outra consequência é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.
Clientes da CPFL Paulista podem contribuir, de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio do aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br. No segundo trimestre de 2021, a CPFL Paulista realizou 13.474 inspeções por meio de denúncias.