Fotos aéreas da região central de Itatiba décadas de 1950 e 1960
A primeira fotografia aérea que se tem conhecimento foi feita em 1858 pelo fotógrafo e balonista francês Gaspar Felix Tournachon, conhecido como Félix Nadar, que tirou a foto a bordo de um balão de ar quente amarrado a 80 metros acima da vila francesa de Petit-Becetre. Mas esta foto não existe mais.
A fotografia aérea mais antiga a sobreviver ao tempo é intitulada "Boston, as the Eagle and the Wild Goose See It." (do inglês: Boston, como as águias e os gansos a vêem) tirada por James Wallace Black e Samuel Archer King em 13 de outubro de 1860, que retrata Boston de uma altura de 630 metros.
As primeiras fotografias aéreas produzidas no Brasil foram feitas em 1916 por Jorge Kfuri (1893 / 1965) fotógrafo, aviador que produziu fotografias aéreas do Rio de Janeiro, quando voou com o piloto naval Virginius de Lamare, no hidroavião C-1, uma das três aeronaves Curtiss Flying Boats. As fotografias foram encomendadas pelo então ministro da Marinha, o almirante Alexandrino de Alencar.
O acervo da Brasiliana Fotográfica possui 106 fotografias produzidas por Kfuri, sendo a maioria da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
O Acervo Foto Parodi possui algumas fotos aéreas da região central de Itatiba feitas entre as décadas de 1950 e 1960. Provavelmente foram feitas com máquinas fotográficas tradicionais como as Speed Graphic e Rolleiflex, a bordo de pequenos aviões monomotores.
São imagens interessantes que permitem estudar aspectos arquitetônicos e urbanísticos da cidade neste período da sua história e comparar com imagens mais recentes, mostrando as mudanças ocorridas com o passar do tempo.
Atualmente as fotografias aéreas são de grande importância nas áreas de cartografia, urbanismo, estudos hidrológicos, agricultura, monitoramento ambiental e em operações militares.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Informações: Wikipédia e Portal Brasiliana Fotográfica https://brasilianafotografica.bn.gov.br/
Fotos: Acervo Foto Parodi
Vista aérea de Itatiba na década de 1950
Vista da região central mostrando a antiga nave da Igreja Matriz
Vista aérea do centro na década de 1960