Fortes chuvas no final de dezembro não impedem baixa pluviometria em 2021
Trecho de obras de retificação do Ribeirão Jacaré, nas proximidades da Av. João Batista Leoni, no último sábado
Da Redação
Mesmo com as fortes chuvas que caíram em Itatiba no final do ano de 2021, o mês de dezembro terminou com a pluviometria abaixo da média. Segundo dados da Casa da Agricultura de Itatiba, choveu, no último mês do ano passado, 177,3 milímetros (mm), sendo que a média para o período é de 202,7 mm.
Em 2021, apenas março superou a média de chuva esperada para o mês. No acumulado do ano, de janeiro a dezembro, o índice pluviométrico registrou 1.005,60 mm. A média para os 12 meses é de 1.539,20.
Começo do ano com chuva intensa
A exemplo do ano passado, janeiro deste ano também começou com chuvas intensas. Segundo a Prefeitura de Itatiba, “nos últimos três dias, tivemos um acumulado de 65,3 mm, o que representa chuva intensa. Quanto às previsões, a maior atenção é para amanhã, 5, e sábado, 8, que é quando teremos uma entrada de frente fria. Nos outros dias, a previsão é de chuva a qualquer hora e temperaturas elevadas, características de verão”.
Sobre a situação do Ribeirão Jacaré, a Prefeitura afirmou que está escoando bem para o período de chuvas. “Devemos lembrar que já chove há vários dias, portanto, já temos um nível mais elevado de águas e um solo encharcado. Não podemos afirmar se há risco de alagamentos, pois vai depender do volume de chuvas que cairão sobre a cidade durante as pancadas. A Defesa Civil local alerta para que, em caso de alagamento, deve-se esperar baixar as águas para trafegar e se proteger, principalmente se as chuvas vierem acompanhadas de ventos e raios”.
Informou, ainda, que o Sistema Municipal de Defesa Civil está monitorando 24h e atendendo a população sempre que houver alguma solicitação. A Ação Social integra também a ronda das equipes da Defesa Civil nos pontos de maior risco social.
Em caso de emergência, deve-se ligar para: 153 (Guarda Municipal , pelo qual a Defesa Civil também será acionada), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).