Formas de estimular a educação cultural na vida das crianças
Molde mentes curiosas e corações culturalmente ricos com atividades que chamam a atenção dos pequenos
Foto: Divulgação
Brincar é uma atividade essencial na vida das crianças, porém, o aprendizado não pode ser colocado como segunda opção e muito menos acontecer apenas na escola. Os pais devem fazer parte desse momento e incentivar os pequenos a conhecerem o diferente.
A educação cultural pode sair da sala de aula e ser apresentada pelos pais em passeios pela cidade ou ao reservar um hotel em São Paulo bem pertinho dos museus na próxima viagem. A verdade é que até uma ida ao cinema promete muitas novidades para as crianças.
Veja agora dicas para inserir a cultura na vida dos pequenos de forma divertida e mostrar para eles que estudar e aprender não tem nada de entediante:
Faça um passeio no museu
Reserve um dia no mês para levar as crianças ao museu. A ideia é apresentar aos pequenos a arte e deixá-los descobrir um mundo que vai além do que estão acostumados.
Experimente pesquisar algo diferente e até mais lúdico. Hoje existem exposições interativas que podem ser mais interessantes para as crianças.
Vá ao teatro e ao cinema
O teatro e o cinema também são ótimas formas de enriquecimento cultural, por isso, devem ser parte dos programas para fazer com as crianças. Pesquise por peças musicais ou tradicionais voltadas para a idade do seu filho e o acompanhe nessa aventura.
No cinema fica um pouco mais fácil, afinal, sempre há ao menos um filme infantil em cartaz. Ainda assim, vale pesquisar por longa-metragens nos streamings que apresentem outras culturas e possam ser vistos pelos pequenos em casa mesmo.
Desperte a criatividade
Deixar que a criança crie também é uma forma de enriquecer sua cultura. Entregue lápis de cor, canetinha, papéis, tintas, recortes de revistas e deixe que ela se divirta e apresente suas interpretações sobre o mundo.
Você pode pedir que ela desenhe a história de um livro que leu ou que foi lido para ela e até para retratar sua própria versão de uma exposição vista no museu.
Apresente a música
Música também é cultura e uma forma da criança ter contato com outras línguas. Comece apresentando as clássicas cantigas, depois, conforme o pequeno cresce, deixe que tenha contato com outros idiomas, mas sempre cuidando com o que diz a letra.
Se a criança gosta de dançar, vale apresentar danças típicas e levá-la para assistir apresentações, ou quem sabe, inscrevê-la em uma escola de dança que vá além do clássico balé e ofereça outros ritmos.
Passeie pela cidade
Nem sempre é preciso viajar ou gastar muito para oferecer educação cultural para os pequenos. Ao contrário, um simples passeio pela cidade já rende muito, desde fotos a questionamentos.
Apresente os pontos turísticos famosos, leve a criança para as partes históricas da cidade e deixe que ela aprenda um pouco sobre a cultura do local em que vive. Se for possível, pegue o carro e vá para cidades próximas, as quais você pode passear e retornar no mesmo dia.
Leia para a criança e incentive a leitura
A leitura é outro item que não pode faltar na rotina e educação cultural. Tente fugir da ideia de ler apenas os livros indicados pela escola e vá mais longe. A criança ainda é pequena e não sabe ler? Pegue gibis, livros infantis menores e leia a história para ela.
No meio de tudo isso, deixe-a interagir com as figuras. Agora, se o pequeno já sabe ler, enriqueça esse hábito e apresente uma variedade de opções. Vale até propor que vocês leiam juntos e depois conversem sobre o que acontece ali, ou trabalhando a criatividade, incentive a seu filho dar um novo final para o livro.