FormAção oferece curso de Canva para impulsionar vendas de artesãos
Sala anexa ao Mercado Municipal tem aulas com profissionais de artesanato pelo FSS
Foto: Tatiana Petti/PMI
O Programa FormAção, do Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Itatiba, que oferece mensalmente inúmeras vagas de cursos gratuitos abertos a toda população, está com uma turma exclusiva para artesãos do Mercado Municipal Maria Elias de Godoy Camargo - Dona Lica. É o curso de Canva - Criação de artes para sites e redes sociais, que vem a auxiliar no empreendedorismo local, incentivado pelo FormAção.
Este curso já é oferecido através do Centro de Formação Profissional Domingos Franciscon, unidade do FSS responsável por esta sala anexa ao Mercadão.
“Apresentamos e estamos oferecendo a eles o Curso de Canva, que vai colaborar na divulgação através das mídias sociais. Estes profissionais tinham a necessidade de expor os produtos no Instagram, WhatsApp e Facebook, e não conheciam a ferramenta. Como temos o curso de Canva, oferecemos a oportunidade de ter este conhecimento e divulgar o produto para aumentar as vendas”, comentou Daniel Frederico, coordenador da unidade Domingos Franciscon.
Esta é uma das frentes do Programa FormAção, entregar capacitação para que os alunos possam gerar e/ou aumentar renda. “Está dando muito certo. Temos uma professora muito didática que está trazendo o conhecimento para eles e este é o nosso intuito”.
Na prática
Para Tatiane de Sá Romano, uma das aulas, é fundamental um artesão participar de um curso como este. “O artesão hoje é um profissional completo. Além do ‘fazer’, de ir em busca dos insumos, ele tem que fazer a divulgação de sua própria marca. E o Instagram é fundamental. Ter um curso como este foi a base para nós”, reconheceu.
Nestas aulas, eles aprendem mais do que fazer artes digitais. “Além de entender a ferramenta do Canva em si, o artesão precisa entender o conteúdo de estratégia; e não simplesmente publicar as fotos. Aprendemos também a encantar e ter comunicação com o consumidor para efetivar a compra”, disse Tatiane.
Com estratégia
As aulas são com Juliana Chevalier Andrello, que já é professora voluntária do Domingos Franciscon e recebeu o convite para aplicar o curso a esta turma exclusiva. “Tenho conhecimento com artesãos, por conta da minha família que atua na área, e acho importante as pessoas conhecerem tanto a plataforma quanto a estratégia para poderem promover os produtos e fazer vendas dentro do mercado digital”, comentou.
Segundo a profa. Juliana, os alunos aprendem além da criação de arte dentro do Canva. “Ensino cada etapa de uma estratégia para aplicar dentro do negócio e crescerem dentro do mercado. Utilizamos desde o estudo de um briefing - o que é a empresa, o que faz, o que vende, para quem vende - para que possamos alinhar de acordo com o conteúdo, como vamos promover e quais campanhas fazer - orgânica, que é sem custo, ou patrocinada - para que eles possam realmente ter um resultado dentro do mercado, pois é muito importante para qualquer negócio saber como aplicar uma estratégia do jeito certo”, completou.