Força-Tarefa fiscaliza 18 estabelecimentos e autua três no sábado em Campinas
Agente da Visa inspeciona comércio: objetivo é minimizar riscos de transmissão pelo novo coronavírus
Foto: Divulgação
Equipes da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVS) do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) e da Guarda Municipal (GM) de Campinas, em conjunto com a Secretária do Estado da Saúde, fiscalizaram no sábado, 8 de maio, durante a Fase de Transição do Plano São Paulo, estabelecimentos denunciados por meio do sistema 156 e outros com sinais de irregularidades em relação ao cumprimento das medidas sanitárias obrigatórias.
Foram fiscalizados 18 estabelecimentos comerciais no Jardim Guanabara, Vila Nova, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Taquaral, na região Leste da cidade, entre bares, lanchonetes, restaurantes, padarias, drogarias, lojas de conveniência e postos de combustíveis.
Entre os inspecionados, três estabelecimentos foram autuados. Um restaurante, que havia sido denunciado porque os funcionários não utilizavam máscaras de proteção na cozinha, foi flagrado nestas condições.
Um bar, com clientes consumindo no interior do estabelecimento, inclusive em pé, sem máscaras e jogando sinuca, também foi autuado.
Um restaurante foi flagrado atendendo clientes acima da capacidade máxima permitida de 30%, sem espaçamento adequado entre mesas e cadeiras e permitindo circulação de clientes consumindo de pé e sem uso de máscaras. Neste último caso, o restaurante tentou impedir a fiscalização, pois trancou os clientes no interior do salão, sendo necessário reforço na escolta da Guarda Municipal para garantir a segurança dos fiscais e o exercício de suas atividades.