Força-tarefa combate incêndio na Serra das Cabras com apoio de sete caminhões
Fogo atinge região do Observatório Jean Nicolini e avança na divisa entre Campinas, Itatiba e Morungaba
Foto: Rogério Capela/PMC
A Defesa Civil de Campinas e o Corpo de Bombeiros estão empenhados em uma grande operação para combater o incêndio na Serra das Cabras, que já ameaça áreas importantes da região. O foco de fogo nas proximidades do Observatório Jean Nicolini foi controlado, mas as equipes seguem atuando em áreas críticas, principalmente na divisa entre Campinas, Itatiba e Morungaba.
Sete caminhões de água foram mobilizados para a operação, sendo cinco da Sanasa e dois de uma prestadora de serviços da Prefeitura de Campinas. Além disso, o helicóptero Águia, da Polícia Militar, está sendo utilizado para combater o fogo em áreas de difícil acesso, como as encostas rochosas.
Posto de comando montado
Para facilitar o monitoramento da situação, um posto de comando foi instalado no Pico das Cabras, próximo ao Observatório Municipal Jean Nicolini. Segundo as autoridades, o combate ao fogo teve início na segunda-feira (9), quando as chamas estavam na divisa entre Morungaba e Campinas. No entanto, com a mudança de vento na manhã de terça-feira (10), o incêndio avançou para o Pico das Cabras e chegou ao entorno do observatório.
Cinco viaturas da Defesa Civil estão atuando na região, e drones estão sendo utilizados para o mapeamento aéreo dos focos de incêndio. A Prefeitura de Campinas também disponibilizou maquinários das subprefeituras de Sousas e Joaquim Egídio para dar suporte à operação.
Ventos e risco de propagação
O coordenador regional da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, informou que, durante a tarde, seria realizada uma ação com os caminhões para tentar controlar o maior foco, localizado na divisa com Morungaba. "Ainda não podemos afirmar que a situação está controlada. O vento no período da tarde tende a intensificar, o que pode propagar ainda mais as chamas", alertou Furtado.
Fechamento do observatório
Devido à proximidade do fogo e às condições adversas causadas pela fumaça, o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini permanecerá fechado ao público até quinta-feira (12). A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que considerou o comprometimento da visibilidade para as observações astronômicas e o risco à segurança dos visitantes, uma vez que as estradas de acesso ao local também foram afetadas.
A reabertura do observatório será reavaliada na sexta-feira (13), após o controle da situação. As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros seguem monitorando de perto a evolução do incêndio.