Força-tarefa apreende três veículos e quatro motos em Campinas
A Guarda Municipal recebeu 347 denúncias, a maioria de festas em residências ou ruas, uma média de uma a cada 12 minutos
A força-tarefa que saiu às ruas de Campinas no final de semana para inibir pancadões e festas apreendeu três veículos e quatro motos, que foram multados em R$ 1,8 mil e recolhidos ao pátio, entre 7h de sexta-feira e 7h de hoje.
A Guarda Municipal recebeu 347 denúncias, a maioria de festas em residências ou ruas, uma média de uma a cada 12 minutos. Dessas, 187 foram de descumprimento das leis sanitárias, 63 de pancadões e 97 de perturbação do sossego.
As denúncias chegaram de 47 bairros, com maior concentração nas regiões sul e noroeste, vindas especialmente de vizinhos, incomodados com o som alto. O secretário de Segurança, Luiz Augusto Baggio, disse que a proximidade da Guarda Municipal, em grande parte, desfaz a concentração de pessoas e do barulho. Mas assim que os guardas saem do local, a festa recomeça.
Pelo menos 750 informações de descumprimento das regras chegaram por meio de queixas feitas por formulário eletrônico, disponíveis no site da Prefeitura. Muitas repetidas. “Algumas informam que toda sexta-feira tem festa ou pancadão em determinado lugar e não estamos desprezando nenhuma. As que não conseguimos atender nessa primeira fase estão programadas para o próximo final de semana", disse.
Balanço divulgado na sexta-feira apontou que até 31 de maio, o volume de chamadas relacionadas à Lei do Pancadão representaram 69,5% do total de chamadas de 2019.
A Guarda Municipal atendeu 1.674 chamadas esse ano e 63 veículos foram recolhidos. Em 2019, durante o ano todo, foram atendidos 2.406 chamados e 100 veículos recolhidos.
Entre 1º de junho até 11 de junho, a Guarda Municipal apreendeu quatro veículos pela Lei do Pancadão – dois no conjunto habitacional Chico Mendes, dois no Jardim Nova Europa, um no Jardim São Marcos.
Para fazer a denúncia, de forma anônima, é necessário acessar o portal da Prefeitura no www.campinas.sp.gov.br e clicar no banner "Força-tarefa – Covid-19 – Denuncie aqui – Lei do Pancadão". A GM pode ser acionada pelo telefone 153 para qualquer denúncia da população sobre pancadão e descumprimento das medidas da quarentena em Campinas.
Essa lei, em vigor desde janeiro de 2015, proíbe o excesso de volume em carros, o que perturba o sossego público. Som alto em residências ou estabelecimentos também pode ser perturbação do sossego e nesses casos, informou o prefeito, a Guarda Municipal irá orientar para que a aglomeração seja dispersada e o volume de redução reduzido. A GM não pode entrar nas casas sem um mandado judicial.
Fonte: Agencia Anhanguera
Foto: Leandro Ferreira