Folia em Itatiba tem início com desfile do Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin
Fotos: Márcio Egidio/JI
Dando início à folia em Itatiba, na noite de ontem, dia 9, a Praça da Bandeira recebeu centenas de pessoas. Na ocasião, o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira entregou a chave da cidade ao Rei Momo José Carlos de Lima Netto e sua corte formada por Rita de Cássia Feitosa como Rainha; e Ivila Kayara e Jenifer Leandro como Princesas, todos prontos para levar alegria nos eventos oficiais.
Na Corte Mirim, estão: Pierre Souza - Rei Momo, Clara Leona - Rainha e Maria Clara Costa Melo - Princesa. Já a Corte da Melhor Idade está formada com Gianfranco Mazzera - Rei Momo, Benedita de Fátima Barbosa - Rainha e tem Andreia Aparecida de Paula Gianini e Marly Maria Medeiros Frederico como Princesas.
A Corporação Musical Santa Cecília abriu as apresentações na praça, levando ao público a tradicional retreta de Carnaval.
Após a apresentação, o Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin animou os foliões com um enredo recheado de críticas políticas.
Neste Carnaval, o bloco desvendou o lado obscuro da Inteligência Artificial, com muita irreverência e as suas tradicionais travessuras demoníacas. Diferente dos algoritmos da Internet, o processo criativo, satírico e sarcástico do bloco, é realizado dentro das tradicionais conversas de botequim, onde é terminantemente proibido falar de assuntos sérios como inflação, comunismo, fascismo, religião, futebol e da vida alheia. Somente pode-se comentar pérolas da política local, como a recente discussão sobre a prosopopeia do mundo cibernético local e as CPIs.
Bloco Tradição
O Bloco Tradição irá desfilar hoje, dia 10, com concentração a partir das 11h, na esquina das ruas Piza e Almeida com Dr. Jorge Tibiriçá. Dali, sai o cortejo às 12h, subindo até a praça do Rosário, com encerramento as 16 horas.
Há cerca de 11 anos o bloco foi criado, capitaneado por Cristiano de Jesus, o “Giba”, filho do Mestre Birro, que fez histórias nas Escolas de Samba e no Carnaval itatibense. Um dos pontos fortes do bloco é a bateria, comandada por Giba, que leva adiante o Tradição com muita organização e alegria!
‘Namoradeira’
Na tarde de domingo, dia 11, às 14h30, a Praça da Bandeira recebe o Bloco Namoradeira; às 16h30, sai o cortejo pelas ruas centrais: começa descendo a Francisco Glicério, passando pela Marechal Deodoro, Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva, até retornar à Praça da Bandeira.
Nascido em 2012, o Bloco Namoradeira surgiu a partir da Banda Namoradeira, e leva consigo toda a tradição e alegria de um bloco voltado para as marchinhas de Carnaval.
Blocos Sputinik e Desbocados
Os dois blocos nasceram do bloco-mãe Namoradeira. Primeiro foi o Sputinik, em 2013, que surgiu de uma pesquisa do músico Pedro Henrique Gava, que buscava por marchinhas de Carnaval. Assim, ele se deparou com a música “Sputinik”, de Mário Barreto, um dos principais compositores itatibenses. O bloco se concentrará, a partir das 14h30 de terça-feira, na Praça da Bandeira.
O Bloco Desbocados nasceu em 2015. Era o desejo de também incluir a segunda-feira no roteiro de Carnaval. O bloco homenageia os trabalhadores com uma roda de samba; a proposta é celebrar o direito do cidadão à cidade e a importância dos espaços públicos como local de encontro, de festa e cultura. Na segunda-feira, dia 12, o bloco se concentrará na Praça José Bonifácio, conhecida como Jardim da Cadeia, a partir das 15h30, saindo em cortejo pela Rua Quintino Bocaiuva, Praça da Bandeira, Rua Jorge Tibiriçá até o Largo do Rosário onde permanece com Roda de Samba.
Corte do Carnaval Itatibense
Banda Santa Cecília se apresentando na abertura dos festejos