Fogo atinge Estação Carlos Gomes
Uma locomotiva chegou a ser afetada e parte da estrutura externa ficou destruída pelas chamas
Foto: Wagner Souza/AAN
Um incêndio que começou em uma propriedade rural na noite desta quarta-feira atingiu parte da estrutura externa da Estação Carlos Gomes, em Campinas. Também afetou uma locomotiva e destruiu dois carros e duas motos que estavam no local. Ninguém se feriu. O fogo mobilizou a Brigada de Incêndio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e o Corpo de Bombeiros. As chamas foram controladas em cerca de duas horas.
De acordo com o diretor administrativo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Hélio Gazetta Filho, o fogo começou por volta das 19h, em uma propriedade distante cerca de 1km e em poucos minutos chegou na estação. "O vento favoreceu o fogo. As labaredas atingiram cerca de 15 metros de altura e rapidamente veio em nossa direção. Fagulhas foram levadas pelo vento, o fogo atravessou a rua e veio para a estação", contou Gazetta Filho.
O incêndio atingiu telas e o forro de madeira da plataforma. O calor afetou a pintura e os vidros da Locomotiva 9, datada de 1912, que estava no local. Segundo o diretor, os funcionários e colaboradores já tinham saído da estação, mas ao avistarem as labaredas voltaram rapidamente para lá e usaram o Vagão Bombeiro, com capacidade para 10 mil litros de água, para combater o fogo enquanto o Corpo de Bombeiros estava a caminho. "Nesta época do ano, a gente mantém tudo limpo e também deixa o Vagão Bombeiro carregado de água, pois sabemos dos riscos de incêndio por conta do tempo seco", disse Gazetta Filho. Os quatro veículos queimados eram de funcionários e colaboradores.
A Defesa Civil enviou uma equipe ao local, que atualmente integra a rota da Maria Fumaça. "Ainda bem que o patrimônio não foi perdido. O prédio está intacto e só estamos esperando a liberação da Defesa Civil para começarmos os reparos", frisou o diretor, destacando que os passeios, que foram liberados recentemente, seguem normalmente.
Patrimônio
A Estação Carlos Gomes fica na Estrada São João e foi aberta em novembro de 1929 pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Possuía um grande pátio, com cinco linhas, para embarque de pedras, gado e café. Com o tempo, o pático foi dimuindo de tamanho, até que a linha foi fechada em 1977, ficando juntamente com a estação abandonadas até a chegada da ABPF. Em 1981, a associação restaurou a estação.
Fonte - Agência Anhanguera