FOB divulga balanço do Campeonato Brasileiro de Ornitologia
Entre os dados, destaca-se a geração de empregos que o evento proporcionou a Itatiba: quase 1,2 mil postos foram criados
Foto: Divulgação
Da Redação
A Federação Ornitológica do Brasil (FOB) divulgou um balanço dos números alcançados com o Campeonato Brasileiro de Ornitologia, que foi realizado de 7 a 16 de julho, em Itatiba. Entre os dados, destaca-se a geração de empregos que o evento proporcionou à cidade: quase 1,2 mil postos foram criados, de forma direta e indireta.
A relação de criação de empregos acontece nos meses que precedem e sucedem o evento, além dos dias de sua realização, e estão vinculados à montagem de estrutura e oferta de serviços.
Um ponto importante também é a visita de mais de 20 mil pessoas durante os nove dias de Campeonato Brasileiro. Gente de todo o Brasil, da América do Sul e da Europa frequentou o maior evento ornitológico da América Latina, favorecendo os setores de hotelaria e alimentação do município.
“O Campeonato Brasileiro se consolidou como um dos mais importantes eventos não só da cidade de Itatiba, mas também da região. Há um intenso fluxo econômico na cidade durante esse período com a geração de muitos empregos temporários, a ocupação máxima da rede hoteleira e a movimentação do comércio em geral, principalmente no setor de alimentação. Itatiba recebe turistas de todo Brasil e de muitos países sul-americanos”, afirmou o presidente da Federação Ornitológica, Mário Henrique Simões.
“A apresentação destes números é de grande importância para mostrarmos a força de nossa atividade e o grande potencial econômico que ela pode gerar para nosso país”, completa Simões.
Para o gerente de operações da FOB, Wagner Canhaci, Itatiba também é favorecida por meio de um ciclo virtuoso da economia em outras áreas também. “O campeonato beneficia também o comércio como um todo, trazendo mais arrecadação a lojas, postos de gasolina, farmácias, estabelecimentos de entretenimento, dentre outros. Podemos considerar que é o maior evento turístico da região”, ressaltou Canhaci.
Mais números
No total, foram inscritas 22.634 aves de criação no concurso. Muitas delas estiveram em exposição ao público, exceto nos dias de julgamento (que são realizados em áreas fechadas).
A maioria delas foi de canários de cor (mais de 12 mil); seguida por canários de porte (7.105); canários de canto (267); exóticos (1.030); agapornis (708); Poas (184); periquitos de cor (112); e outros psitacídeos (766). Foram 957 criadores competidores que se inscreveram por meio de 339 clubes.
Os julgamentos das raças mobilizaram 85 juízes: destes, 74 eram brasileiros, pertencentes à Ordem Brasileiras dos Juízes (OBJO/FOB); e 9 eram estrangeiros (COM).