Fiscalização flagra 51 pessoas sem máscaras em Campinas
Operação da Prefeitura para penalização pela falta da proteção prossegue em diferentes pontos
Campinas já aplicou 51 multas por não uso de máscara de proteção em locais públicos. O balanço refere-se ao primeiro dia de fiscalização (quarta-feira) e à parte do trabalho de ontem. A divulgação foi feita pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), ao destacar a importância do decreto municipal 21.007, que prevê multa de R$ 100,00 ou o valor equivalente em produtos da cesta básica e de higiene aos que não usarem máscara em locais públicos em Campinas.
No primeiro dia da operação, a Guarda Municipal de Campinas autuou 39 pessoas e até o final da manhã de ontem, mais 12 pessoas tinham sido flagradas. A fiscalização é realizada das 6h às 22h, todos os dias em diferentes pontos da cidade.
Quem é flagrado sem máscara é abordado pelos agentes municipais, que explicam sobre o decreto, pedem o documento e já emitem a multa no ato, em duas vias. O cidadão fica com uma cópia do documento e assina outra - tem cinco dias para pagar o débito.
Jonas destacou que, desde o início da pandemia, a Administração distribuiu quase 10 mil máscaras e orientou a população sobre a necessidade do uso. Também instituiu a multa moral, trabalho realizado por bolsistas do programa Juventude Conectada, que orientavam e distribuíam a proteção individual gratuitamente.
Balanço
Campinas chegou ontem a 923 óbitos por Covid-19 desde março, quando teve início a pandemia, sendo dez mortes a mais em comparação ao dia anterior. A Prefeitura confirmou 25.218 casos da doença. Na quarta-feira, eram 24.770, o que representou 448 confirmações novas em 24 horas.
Estavam ontem à tarde em investigação na Secretaria de Saúde 679 casos, um acréscimo de 37 ocorrências. Além disso, existiam 15 óbitos em investigação, quatro a mais em relação a quarta-feira.
Dentre as vítimas da Covid-19 divulgadas ontem, a Prefeitura informou que cinco eram mulheres. Deste total, quatro não tinham outras doenças e seis possuíam comorbidades. Todos tinham mais de 60 anos. Dentre eles, seis eram maiores de 80 anos; dois tinham de 70 a 79; e dois tinham de 60 a 69 anos.
A boa notícia foi que 23.259 pessoas se recuperaram da doença. Há 396 pessoas internadas com Covid-19 e 640 em isolamento domiciliar.
Campinas estava ontem com 404 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular. Deste total, 296 estavam ocupados, o que correspondia a 73,27%.
Fonte - Agência Anhanguera