Final da 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária é realizada em Etec de Jundiaí
Escola Técnica Estadual Benedito Storani sedia o evento realizado pelo Instituto Federal do Sul de Minas; entre os dias 7 e 10 de setembro, equipes finalistas participam de três provas práticas e um teste teórico
Foto: Divulgação Obap
Com o objetivo de estimular a participação de jovens do Ensino Técnico em atividades de iniciação científica, bem como promover inovações tecnológicas e desenvolvimento sustentável ligados à agropecuária, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap) chega à final de sua 11ª edição. Promovido pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), o evento será realizado entre os dias 7 e 10 de setembro, na Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, de Jundiaí.
Participam da final da competição científica 40 equipes, entre elas, duas formadas por alunos da Etec Benedito Sotorani, de Jundiaí, e da Etec Carmelino Corrêa Júnior, de Franca. Os grupos serão submetidos a três provas práticas e um teste teórico, em que cada estudante responderá, individualmente, a uma prova contendo dez questões objetivas e duas questões discursivas, das áreas descritas no conteúdo programático da Obap. A fase final da olimpíada é realizada no formato presencial.
A Diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, destaca a participação das Etecs agrícolas nas últimas edições da Obap. “Nossos estudantes vêm colecionando dezenas de medalhas na competição. Tudo isso reforça a nossa tradição no agronegócio, com cursos altamente inovadores, tanto em nível técnico e integrado ao Médio, nas Etecs, quanto superior, nas Fatecs.”
A primeira edição da Olimpíada foi realizada em 2011 e, ao longo das edições, mais de 20 mil estudantes já participaram
da iniciativa.
Etec BeSt na Obap
A Etec Benedito Storani (BeSt), sede da final, participa da competição desde a quinta edição. Em todas elas, alunos se classificaram para as fases finais e conquistaram medalhas. Em 2021, a disputa acadêmica contou com a participação de mais de 570 alunos. A unidade do Centro Paula Souza teve 18 alunos medalhistas na fase virtual e uma medalha de ouro e outra de bronze na fase final.