Festival Gastronômico fortalece o turismo rural de Itatiba
O festival foi promovido pelos alunos do Programa de Capacitação do Turismo Rural
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
O Festival Gastronômico “Caipirando, um festejo das raízes culturais”, promovido pelos alunos do Programa de Capacitação do Turismo Rural, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sebar) e Sindicato Rural de Itatiba, foi realizado na última quinta-feira, dia 28, na Fazendinha Cheiro do Mato, no Bairro Tapera Grande. O cardápio foi baseado na cultura caipira itatibense.
Capacitação do Turismo Rural
Ao todo, foram nove meses de curso e treinamento e a organização deste evento era uma das etapas programadas. O programa abordou, ainda, módulos como introdução ao turismo, história e cultura locais, compreensão da identidade cultural e turística de Itatiba, elaboração de planos de negócios, atividades com foco no agroturismo e ecoturismo, planejamento de hospedagem e alimentação, e atendimento ao cliente.
A iniciativa corroborou com a concepção da ideia para consolidação de uma rota turística no município, oficialmente constituída, “Rota Turística Princesa da Colina”, através da mobilização dos empresários e com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
“Era uma grande meta da secretaria, pois entendemos que este segmento eleva, promove e contribui de modo bastante significativo para o desenvolvimento do município”, pontuou o secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.
Previsão
Para 2020, novos cursos estão previstos e são complementares a este programa. “Encerramos este programa com a ‘Rota Turística Princesa da Colina’ consolidada, e os empresários envolvidos aptos a desenvolver atividades de receptivo com segurança e qualidade”, destacou o instrutor do Programa Turismo Rural, Eduardo Bettin.