Festa Nordestina atrai quase 20 mil pessoas ao Parque Luís Latorre
Evento pelos 165 anos de Itatiba foi realizado neste final de semana
Foto: Jornal de Itatiba
Através da Secretaria de Cultura e Turismo, a Prefeitura de Itatiba realizou no último final de semana a Festa Nordestina no Parque Luís Latorre. Quase 20 mil pessoas passaram pelo recinto entre a noite de sexta (18/11) e de ontem, domingo (20/11), para festejar os 165 anos de emancipação político-administrativa do município, completados no último dia 1o.
“Quase 20 mil pessoas estiveram presentes prestigiando nossas entidades assistenciais, nossos produtores e nossos artistas. Obrigado a todos voluntários, nossos servidores públicos e todos que trabalharam para que a Festa fosse possível”, agradeceu o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Nordestinos celebraram
Os visitantes foram recepcionados com fitinhas de pulso personalizadas pela Secretaria, como as tradicionais do Senhor do Bonfim na Bahia, e por grandes painéis com destaque para os Estados da região Nordeste. A ação fez muito sucesso, pois, em cada um havia um mapa onde muitos procuravam seu local de origem para tirar fotos.
Adriane e Ricardo Santos, casal de Recife, Pernambuco, prestigiaram a abertura. “Hoje estamos aqui em Itatiba, uma cidade acolhedora que nos recebeu de braços abertos. Itatiba abraça você e todo o povo nordestino”, disse Ricardo.
A paraibana Francileide Leandro curtiu o sábado desta Festa Nordestina. "É tudo isso! É sobre isso, esse espetáculo", declarou enquanto admirava o painel da sua Paraíba. Moradora de Campo Limpo Paulista há mais de três décadas, veio com o marido Anderson e a filha Yasmim, de 12 anos. "Eu curti bastante as músicas e esse último show foi de levantar poeira!!! Comi baião de dois e tava muito bom!", elogiou.
"Gostei muito da Festa, principalmente da entrada e da estrutura. Aqui, a gente se identifica", disse a baiana Aline Gonçalves Queiroz, 34 anos, e os três filhos itatibenses: Davi (8 anos) e os gêmeos de 7 anos, Felipe e Gustavo. Natural de Seabra, próximo à Chapada Diamantina, está em Itatiba há 11 anos e, com os painéis da Festa, ela mostrou um pouco de cada estado do Nordeste aos filhos no domingo. "Eles adoraram ter o contato e procurar no mapa. Foi muito legal!", disse Aline.
Atrações musicais
A programação musical foi aberta com o Xaxado Novo (parceria com o Circuito SP, Programa Juntos pela Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa) e na manhã de sábado com a Orquestra Filarmônica de Valinhos (Proac-ICMS com patrocínio do Cartonifício Valinhos), seguido de Clauber Dias, Joel Alves & Nelsinho Lima, Luis Miguel & Rafael e Lilian Ximenes.
Músicos da cidade foram valorizados no terceiro dia de festa. A primeira atração foi a Orquestra D’Alba, do Conservatório Municipal Profa. Alba Panzarin Degani. "Pra gente foi muito legal esta oportunidade de mostrar o trabalho que fazemos no Conservatório. Ensaiamos músicas para este tema, adequamos o repertório e foi gostoso. Saímos com a sensação de trabalho bem feito, foi bem proveitoso", contou o prof. Eduardo Fassina, responsável pelos arranjos da Orquestra.
O público também cantou junto e pediu bis no retorno da Orquestra de Violeiros de Itatiba. "O retorno, para nós, foi triunfante - depois de quase 3 anos, por conta da pandemia. Muito bacana, gostei muito! O público interagiu com a gente, gostou demais e isso é importante! Ficou mil! O povo gostou mesmo! Isso pra gente é muito gratificante", disse Celso Rossi, regente e presidente desta Orquestra, que tem como sede o Conservatório, onde são realizados os ensaios.
Também passaram pelo palco a Corporação Musical Santa Cecília, Leandro Novais, Lucy Bananas e Pegada Nossa, fechando a festa com cerca de 2h de show.
Gastronomia e ações diversas
As comidas fizeram sucesso na Praça de Alimentação a cargo da Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba (Aeasfi). "Entidades abraçaram a temática e acrescentaram pratos nordestinos ao cardápio. A Festa foi mais uma oportunidade para as entidades, principalmente para terem receita para o final do ano - ajudando no pagamento do 13° salário", comentou Marcos Lucena de Souza, presidente da Aeasfi.
O público também pode prestigiar stands de frutas e produtos do campo e artesanato. “Conseguimos elaborar produtos típicos do Nordeste, como o sabonete de óleo de dendê e coco, entre outros produtos", disse Francini Cabrera, da Associação de Artes e Artesãos de Itatiba.
A Festa foi para toda a família e com atrações especiais para a criançada: variados brinquedos infláveis, touro mecânico, Espaço Kids e maquiagem artística, tudo de graça, além de show de mágica com Thiago Barros e personagens infantis passeando pelo recinto.
Esta também foi a segunda vez que um evento municipal do Parque realizou a Hora da Inclusão. Por uma hora na tarde de sábado, a Festa teve os estímulos sensoriais diminuídos, para dar mais conforto às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).