Festa do Caqui & Cia. começa hoje com exposição de frutas premiadas
Julgamento foi na manhã desta sexta (14/04); caquis selecionados dos produtores locais estarão no Leilão de Frutas no domingo (16)
Foto: Divulgação/PMI
A 18a. Festa do Caqui e Cia., uma realização da Prefeitura de Itatiba, promovida por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente e Agricultura, no Parque Luís Latorre, já tem as melhores frutas do primeiro final de semana premiadas. Na manhã desta sexta-feira (14/04) foi realizado o julgamento.
Do tipo rama forte, o mais cultivado no município, os premiados deste primeiro final de semana são: César Rinaldo Pretti em 1° lugar, Dihego José Ortis em 2° lugar e Orlando Alves em 3° lugar. Já no tipo taubaté, os premiados são: Orlando Alves - 1° lugar, Rubens Ortis - 2° lugar e Rogério Ferrari - 3° lugar.
Os jurados foram: Alexandre Mendes de Pinho e André Barreto, representando a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, dos municípios de Jundiaí e Jarinu; Fernando Loschi, do Viveiro Loschi de Jundiaí; e José Eduardo Bergamim e Roberto Ferrari, produtores de Itatiba.
Leilão, expectativa de venda e público
Os caquis premiados e que estarão expostos durante os primeiros dias do evento participarão do Leilão de Frutas que será realizado no domingo (16/04). “O Leilão já é tradicional na Festa do Caqui. As frutas premiadas estarão disponíveis neste leilão a partir das 13h de domingo”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Luís Soares de Camargo.
A Festa é importantíssima para os produtores rurais e para a movimentação da economia do município. A expectativa é de venda de, em média, 10 toneladas de frutas, para as cerca de 100 mil pessoas que devem passar pelo Parque Luís Latorre nos sete dias de evento desta 18a. edição.
Cidade do Caqui e o agronegócio
Itatiba é conhecida como a Cidade do Caqui pela vocação no cultivo da fruta, iniciado no município por volta de 1925 e favorecido pelo clima e solo fértil. Anualmente, a produção de caqui chega a movimentar aproximadamente R$ 13,5 milhões para a cidade, só no agronegócio, com a produção de 5,5 mil toneladas.
Hoje, são 73 produtores da fruta, que cultivam 64 mil pés em 160 hectares, principalmente nos bairros do Morro, Mombuca, Tapera Grande e do Pinhal. As políticas públicas municipais fortalecem a agricultura familiar, como assistência técnica gratuita aos produtores, subvenção do seguro agrícola e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, além de incentivo rural do Circuito das Frutas.
A Festa do Caqui é um dos destinos da safra de caqui de 2023; intempéries do tempo, como chuvas de pedra, prejudicaram parte da produção do ano e devem antecipar o final de colheita de maio para abril.
No evento, os visitantes encontrarão os melhores frutos, principalmente do tipo rama forte, o mais produzido no município.
4 tipos na Festa
O visitante encontrará quatro tipos de caqui na Festa de Itatiba. O rama forte é o tido como molinho quando maduro, preferido por muitos para degustar gelado. O taubaté lembra o rama forte, sendo, no entanto, mais aguado e gelatinoso. O giombo é o conhecido como caqui chocolate, por conta da polpa mais escura com sementes aparentes, e o fuyu é o chocolate branco, já que se destaca pela ausência de semente.
Na Festa do Caqui, haverá oito espaços com o rama forte: Adega Capelletto, Chácara Bom Jesus, Chácara Santa Cruz, Chácara São José, Sítio Maria Tereza, Sítio N. Sra. De Lourdes, Sítio São Judas Tadeu e Sítio São José.
O giombo poderá ser encontrado nos estandes de Chácara Bom Jesus e Chácara São José; o fuyu na de Chácara São José e Sítio São José; e, por fim, o tipo taubaté no espaço do Sítio São José.
Além do caqui - e de geleia de caqui, os visitantes também encontrarão outras frutas produzidas no município, como abacate, atemoia, banana nanica e prata, figo roxo, goiaba, maracujá, morango e pitaya.
A Festa
Com entrada gratuita e amplo estacionamento, a 18a. Festa do Caqui e Cia. será nos dias 14, 15 e 16 no primeiro final de semana e também nos dias 20, 21, 22 e 23, no segundo final de semana. Contará com grande estrutura e programação musical (26 apresentações), prometendo atrair visitantes locais e de toda a região, com a presença das promotoras da festa e do mascote, o Caquiseto. Haverá esquema especial de segurança, contando com Guarda Municipal (GM), Defesa Civil, Polícia Militar (PM), além de grupo de 40 pessoas no apoio.
Terá também Praça de Alimentação com 20 barracas de entidades, artesanato local, atrações infantis, Espaço Bebê, vacinação e passeios turísticos. Nos dois finais de semana haverá a Festa Inclusiva, com 1h de silêncio para a participação mais cômoda das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento tem apoio de Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba - Aeasfi, Conselho Municipal de Turismo (Contur) Itatiba e Circuito das Frutas.
Crédito: Marcio Megda/PMI
Sugestão de legenda: O julgamento dos caquis foi na manhã desta sexta (14/04), antes da abertura da Festa marcada para às 19h; frutas selecionadas participarão do leilão no domingo
Programação da 18a. Festa do Caqui & Cia.
PRIMEIRO FIM DE SEMANA
14/04 Sexta-feira
19h - Abertura dos portões, exposição e venda de frutas, produtos agrícolas, artesanato e Praça de Alimentação
20h - Cerimônia de abertura
20h30 - Badú Perrone
22h - Encerramento
15/04 Sábado
10h - Abertura dos portões, exposição e venda de frutas, produtos agrícolas, artesanato e Praça de Alimentação, aulas de culinária, passeios turísticos nas propriedades rurais e Cidade da Criança (brinquedos infláveis, mágico, personagens infantis e trenzinho)
11h - Victoria Hugler
13h - The Rock Bells
14h - Festa Inclusiva – 1 hora de silêncio
15h - Leandro Novais
16h15 - Jeitão Caipira
20h - Show com Carreiro & Capataz
22h - Encerramento
16/04 Domingo
10h - Abertura dos portões, exposição e venda de frutas, produtos agrícolas, artesanato e Praça de Alimentação, aulas de culinária, passeios turísticos nas propriedades rurais e Cidade da Criança
11h - Orquestra D’Alba
12h -Corporação Musical (Banda) Santa Cecília
13h - Leilão de Frutas
14h45 - Orquestra Violeiros de Itatiba
16h - João Ormond: Por Todo o Canto (ProAc)
19h - Lilian Ximenes
21h - Encerramento