Festa de encerramento do projeto ‘Estudo de Meio’ é realizada no Teatro Municipal em Morungaba
Foto: Luciana Figueiredo/Fazenda Santa Adelaide
A Festa de encerramento do projeto “Estudo de Meio”, com os estudantes do 4º ano da rede municipal de ensino de Morungaba, foi realizada na noite da última segunda-feira, dia 7, no Teatro Municipal Fioravante Frare.
Entre maio e novembro deste ano, a Escola “Jataí”, da Fazenda Santa Adelaide, recebeu 178 alunos em sua “sala de aula ao ar livre” para o Estudo de Meio, em parceria com o Departamento de Educação da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba.
O projeto tem objetivo de oferecer um complemento para o Ensino Fundamental, com atividades práticas relacionadas a diversas matérias da grade curricular abordando assuntos e vivências ligadas ao Meio Ambiente, Ciências e Sustentabilidade.
Estudantes e professores do 4º ano da Emef Professor José Hamilton Federicci, da Emef Maria Apparecida Teixeira Massarente, da Emef Irmã Amélia Fúria e da Emef Antonio Rodrigues da Silva participaram das atividades junto às professoras Ana Carolina Maciel e Regiane de Sá Alberto.
A Fazenda Santa Adelaide, de propriedade de Isabel Pereira de Queiroz, é uma antiga fazenda de café em Morungaba, com uma arquitetura típica e características conservadas.
‘Guardiões da Floresta’
Para formalizar o período de aprendizagem na Fazenda e legitimar os conhecimentos recebidos que levarão para toda a vida, os alunos participantes do projeto receberam o certificado de “Guardião da Floresta”.
Durante as atividades, os alunos receberam informações sobre a importância da preservação da floresta e dos animais, plantio de mudas, reflorestamento, entre outros temas. Dentre as atividades práticas, eles aprenderam como fazer mudas de plantas de diferentes espécies.
Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Jataí, Carolina Pereira de Queiroz, o certificado incentiva as crianças a manterem o compromisso de realmente ser um guardião da floresta e de repassar as informações recebidas aos seus amigos e familiares.
Na ocasião, o prefeito Marco Antonio de Oliveira agradeceu a parceria. “O projeto proporcionou às crianças uma excelente oportunidade de aprender junto à natureza. Pois há uma grande diferença entre o aprendizado da teoria dentro da sala de aula e o aprendizado por meio do contato direto com o meio ambiente”, comentou o prefeito.
O evento também contou com a presença de pais e familiares dos alunos, do vice-prefeito Luis Fernando Miguel, dos vereadores Rogério Fanchim e Ramon Moraes, e da diretora do Departamento de Educação, Leninha Spiguel Polizello.