Festa da Padroeira será no início do mês de setembro
A festa está marcada para o início de setembro, e terá, inclusive, quermesse da praça, e a participação de casas assistenciais da cidade, junto com as barracas do Belém
Da Redação
Em visita do pe. Maycon Cristian Pedro ao Jornal de Itatiba, na última terça-feira, trazendo a histórica imagem de Nossa Senhora do Belém, de 208 anos, a reportagem do JI teve oportunidade de conversar com o pároco da paróquia do Belém sobre a programação da festa da Padroeira, marcada para o início de setembro, que terá inclusive quermesse da praça, e a participação de casas assistenciais da cidade, junto com as barracas do Belém.
Desrespeito religioso
Falando a reportagem do JI, o pároco comentou sobre algumas pessoas que circulam pela área central, e que têm “invadido” a matriz, inclusive quando da celebração de missas, tanto no período da tarde como da noite, e que deixam os fiéis, mulheres idosas em sua maioria, bastante nervosas e apreensivas.
Comenta o pe. Maycon que se nota, nos dias de hoje, uma violência e uma intolerância de parte das pessoas, seja em questões esportivas, racistas, homofóbicas e religiosas, que acabam se tornando perigosas, “e, no caso do centro da cidade, inclusive de afastar os itatibenses, não só dos atos religiosos da matriz, como do próprio jardim da praça, que é uma atração turística de Itatiba”.
Mais segurança
O pároco confessou que a intolerância não é somente um problema de nossa cidade, por isso fica difícil a tomada de alguma providência, com perigo até de que algumas pessoas não entendam o que está se passando.
Hoje Itatiba acaba recebendo muitas pessoas de fora, que se transformam em moradores de rua, alguns, inclusive, que se tornam violentos, assustando a população. Justamente por isso, acredita-se que nossa principal praça deva contar com mais policiais militares e GMs, mantendo uma guarda constante, não só para auxiliar a salvaguarda da Basílica, mas também do centro, que está carente de um apoio, não só policial, mas também de poder fazer algo prol daqueles necessitados de boa índole.