Ferramentas essenciais para transformar ideias em produtos
Essas ferramentas são as principais para conseguir tirar uma ideia com maestria do papel
Foto: Divulgação
Tirar uma ideia do papel em primeira instância parece ser algo fácil. Porém, na prática, isso se mostra desafiador e exige muito da mente. Desde a primeira fase até o momento em que a ideia saiu do papel e ganha forma, diversas etapas terão que ser superadas, todas para transformar as ideias em produtos. Mas por onde começar? É simples! Além de precisarmos de boa imaginação, será necessário utilizar as ferramentas certas.
Para saber todos os detalhes sobre as ferramentas essenciais para tirar qualquer ideia do papel, transformando-as em produtos físicos, continue a leitura. Esteja preparado para saber mais sobre ferramentas como impressora 3D, filamento PETG e muitos softwares que exigirão um certo conhecimento técnico para que tudo dê certo. Para saber um pouco mais, siga lendo!
Um bom planejamento é o fator principal
Antes de correr para vermos as ferramentas que serão fatores decisivos entre o sucesso e o fracasso da transição das ideias do papel para a vida real, é importante se ater a um bom planejamento. Sem uma base sólida, mesmo a mais bela das ideias pode se perder pelo caminho e não conseguir ganhar vida.
Para planejar meticulosamente, é preciso ter uma definição clara de todos os objetivos: desde o público a que o produto será destinado até um cronograma realista de realização do projeto. Após essa etapa, é possível partir para as demais.
Softwares para design
Se até mesmo arquitetos precisam projetar suas “obras de arte” antes de iniciar a execução delas, por que seria diferente quando o assunto é tirar ideias do papel para o mundo real? Então, preparar-se para aprender mais sobre softwares, como CAD e SolidWorks, será importante.
Essas ferramentas conseguem ajudar a preparar o design detalhado dos possíveis produtos. Com elas, serão criados modelos 2D e 3D, o que facilita e muito toda a visualização do design do produto a ser retirado do papel, assim como permite enxergar melhorias no protótipo a ser criado.
Plataformas de prototipagem rápida
Depois de criar o design inicial através das ferramentas apresentadas acima, é hora de passar para a prototipagem. Prototipar rapidamente ajuda a identificar possíveis falhas e melhorias antes do aval para a produção em larga escala.
Impressão 3D
Para essa prototipagem, será preciso ter uma impressora 3D. Essa ferramenta revolucionou a forma como os protótipos são criados. Ferramentas como Ultimaker e MakerBot permitem a criação rápida e precisa de modelos físicos a partir dos designs digitais. Com a impressão 3D, é possível até mesmo testar a funcionalidade, a ergonomia e o design do produto de maneira muito mais ágil e econômica.
CNC (Controle numérico computadorizado)
Outra ferramenta que pode ser usada para a prototipagem rápida é a CNC. Ela permite a fabricação de peças precisas a partir de materiais variados, como metal, madeira e plástico. Softwares como Fusion 360 combinam CAD e CAM (Computer-Aided Manufacturing) para facilitar o processo de design e ajudar na produção.
Ferramentas de gerenciamento de projetos
Por fim, é preciso ter softwares dedicados a conseguir gerenciar eficientemente o desenvolvimento do produto. Isso é vital para manter o cronograma e garantir que todas as etapas sejam cumpridas antes de dar início a uma nova fase. Atualmente, em grandes, médias e pequenas empresas, as ferramentas de gerenciamento mais usadas são:
Trello
Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos baseada em quadros Kanban, que permite visualizar tarefas e projetos de maneira clara e intuitiva. Com listas, cartões e etiquetas, é possível organizar suas tarefas, atribuir responsabilidades e definir prazos, garantindo que todos na equipe saibam o que precisa ser feito e quando.
Asana
Asana é outra plataforma poderosa para gerenciamento de projetos, oferecendo funcionalidades mais robustas como cronogramas, dependências de tarefas e integração com outras ferramentas de produtividade. Asana é ideal para projetos mais complexos que exigem alto nível de coordenação e comunicação.