Farmacêutica recomenda que remédios sejam armazenados entre 25 e 30°C
Segundo a farmacêutica da Poupaqui, Danielle Oliveira Silva Possa, em entrevista ao JI, este armazenamento deve ser individualizado, a fim de evitar troca com outros medicamentos e contaminação
Foto: Lucas Selvati/JI
Da Redação
O armazenamento de remédios deve ser feito da forma correta para que não haja reações indevidas por estarem vencidos ou guardados de forma indevida.
Segundo a farmacêutica da Poupaqui, Danielle Oliveira Silva Possa, em entrevista ao JI, este armazenamento deve ser individualizado, a fim de evitar troca com outros medicamentos e contaminação. “Se a pessoa utilizar porta comprimidos, deve-se colocar o suficiente para 24 horas de uso. Os recipientes devem ser limpos e mantidos a seco”.
Forma de armazenar
De acordo com Danielle, geralmente, a data de eficácia do medicamento é plena e segura de 12 a 60 meses, a partir da data de fabricação.
“Os medicamentos devem ser armazenados em suas embalagens originais, em lugares bem ventilados. A temperatura ideal é entre 25 e 30°C, exceto os medicamentos que precisam ficar na geladeira”.
Danielle completou dizendo que os remédios devem ficar longe de crianças e animais, e longe de produtos de limpeza e alimentos.
Reações adversas
A utilização de remédios após o prazo de validade é um risco à saúde. Em alguns casos, a medicação não fará o devido efeito; em outros casos, podem ser provocadas alergias, intoxicação e até há risco de morte.
Por esta razão, a farmacêutica finalizou frisando que os medicamentos devem ser guardados em temperatura ideal, e devem ser mantidos longe do alcance dos pequenos e de outros que possam ingerir os fármacos acidentalmente.