Famílias da Vila Jarussi recebem títulos de regularização de propriedade
Famílias do Jarussi agora são donas, legalmente, de suas casas
Foto: Renato Jr/PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, entregou na última quinta-feira, dia 16, títulos de propriedade residencial para 36 famílias moradoras do Bairro Vila Jarussi. O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, junto a secretários municipais, vereadores e à secretária-executiva do Programa Cidade Legal, Candelária Garcia, fizeram a entrega dos documentos às famílias, num momento muito esperado por elas. O evento foi realizado na quadra da Sociedade Itatibense para o Bem-Estar Social (Sibes), no Santo Antonio, ao lado do bairro beneficiado.
“São mais de 20 anos esperando esses títulos chegarem. Sei que batalharam muito para terem essa conquista e o quanto lutaram para estar aqui hoje. Sei também o quanto é importante terem esses papéis em mãos, porque agora, finalmente, a casa é de vocês”, celebrou, lembrando de toda segurança jurídica que as 36 famílias têm agora – podendo vender os imóveis, ou mesmo deixá-los como herança para seus descendentes, tudo dentro da legalidade.
As secretarias de Negócios Jurídicos e Desenvolvimento e Habitação de Itatiba trabalharam durante meses para esse resultado à população do bairro. Por parte do Estado, a parceria é com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), via programa Cidade Legal. A iniciativa acelera e desburocratiza o processo de regularização fundiária, sem custo aos municípios e aos moradores. A Prefeitura de Itatiba recebe apoio técnico para a regularização de parcelamento do solo e de núcleos habitacionais, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana.
Mais cidadania
Em Itatiba, o convênio com o Estado já permitiu, nos últimos dois anos, a regularização de imóveis de famílias no Bairro Loteamento Prezotto (46 títulos entregues em outubro passado) e os bairros Chavini e Castro estão em pleno processo. Também por iniciativa municipal, em dezembro de 2021, pelo menos 800 famílias do Clube de Campo Fazenda tiveram seus lotes regularizados, oficializando o direito delas sobre seus imóveis. Há ainda, segundo informou a representante do Cidade Legal, mais famílias da Vila Jarussi que vão receber títulos, numa segunda rodada de entregas de documentação, ainda sem data marcada.