Familiares de vítimas da queda do avião da Voepass vão acompanhar relatório parcial do Cenipa
Foto: reprodução
Cerca de 50 familiares das vítimas da tragédia do voo 2283 da Voepass se inscreveram para assistir à apresentação do relatório parcial do acidente, que será feita em Brasília nessa sexta-feira pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A empresa aérea disse que vai providenciar o transporte para todas essas pessoas até a capital.
A reunião com as famílias está marcada para as 14 horas e será comandada pelo chefe do Cenipa, brigadeiro Moreno. A ideia é apresentar o que já foi apurado até agora e depois tirar dúvidas.
A coletiva para a imprensa está prevista para as 17 horas, também no Cenipa, mas em local diferente do que as famílias serão recebidas. Ainda segundo a Voepass, por aqui em Vinhedo, os trabalhos de limpeza e higienização do local onde caiu o avião, ainda continuam. Na próxima segunda-feira completa um mês da tragédia que matou 62 pessoas, aqui na região de Campinas no interior de são Paulo. Entre as vítimas eram 58 passageiros e quatro tripulantes.
Paralela a investigação do Cenipa, a Polícia Civil de Vinhedo e a Polícia Federal também apuram o caso. O inquérito aberto na Polícia Civil investiga as causas da queda do avião. A possível responsabilidade criminal é também investigado pela PF. São dois laudos considerados fundamentais na investigação. A previsão é que o primeiro, com conjunto de fotos que ajuda a compreender o contexto do acidente e como a aeronave parou no terreno, deve ficar pronto em até 90 dias pós acidente. Este laudo é feito em parceria com o Cenipa.
O segundo documento deve ter todos os exames e testes realizados no Cenipa, além das análises dos destroços, motores e caixas-pretas, que iniciaram na semana do acidente. Ambas investigações, seguem em segredo de justiça.
* com informações da Rádio CBN Campinas