Faça do Dia dos Pais um domingo especial
Por Tati Petti
Neste domingo, 14 de agosto, comemoramos o Dia dos Pais. A data é sempre celebrada no segundo domingo deste oitavo mês do ano. A gente sabe que dia do pai, da mãe, dos irmãos, dos avós, das crianças, de todo mundo é todo dia, ou seja, a gente precisa sempre valorizar a presença de todo mundo que é importante na nossa vida.
Também é muito legal parar um momento para celebrar especialmente esta pessoa e demonstrar a ela, de diversas formas, como somos felizes em compartilhar a vida com ela. Eu aproveito para desejar um excelente Dia dos Pais ao meu e do meu irmão Tiago, Antonio Carlos Petti, e ao de todas as famílias leitoras!
Então o Clubinho JI de hoje é para te incentivar a deixar a criatividade fluir ao demonstrar seu amor. Um cartão, por exemplo, é muito especial e pode ser feito apenas com uma folha sulfite, um lápis e as palavras que brotarem do seu coração. Você pode entregar em mãos ou deixar em algum lugar que o seu pai veja e se surpreenda com sua iniciativa. Veja agora outras sugestões que a Leiturinha indicou de atividades entre pais e filhos.
Dia de esportes: um dia para fortalecer o laço familiar por meio dos esportes. Além de proporcionar saúde e bem-estar, o esporte pode ser uma ótima forma de exercitar valores, ensinar sobre resiliência e trabalho em equipe, melhorar a coordenação motora e estimular hábitos saudáveis para a vida.
Faça um presente: presentes feitos pelos filhos são uma ótima forma de agradar os papais nesta data especial! Uma dica é um porta-retrato de gravetos, pedrinhas ou folhas. Você vai precisar de um porta-retrato liso e uma cola muito forte. Depois, recolha gravetos, pedrinhas ou folhas que tenham mais ou menos o mesmo padrão. No caso dos gravetos e folhas, é importante deixar secar por alguns dias. Então, cole os componentes no porta-retrato ao redor de onde aparece a foto e deixe secar. Depois, para finalizar e proteger, passe o verniz em cima e deixe secar novamente.
Cozinhar juntos: além de ser uma boa forma de passar tempo juntos, cozinhar pode ter vários benefícios como estimular uma relação saudável com a comida, ensinar a cooperação, conhecer os diversos alimentos e criar mais interesse em experimentar comidas diferentes e muito mais!
Picnic no parque: depois de cozinharem juntos, que tal se reunirem em um brunch ou lanche da tarde no parque? Os parques possibilitam que crianças que vivem em áreas mais urbanizadas se conectem à natureza e é um excelente ambiente para estimular a coordenação motora e a socialização com outras crianças.
Passeios turísticos na cidade: as cidades estão cheias de história e atividades que podem instigar a imaginação dos pequenos. Visitas aos parques e pontos turísticos da cidade são opções de passeios que quebram a rotina dos pais e ensinam sobre a cultura local para os pequenos, que passam a refletir e observar criticamente o local e sua volta e sua comunidade.
Leitura em conjunto: ler em voz alta é tranquilizante e atua no desenvolvimento cerebral. Além disso, o tempo dedicado para aproveitarem a leitura na companhia um do outro faz com que os laços fiquem ainda mais profundos. Uma ótima atividade para finalizar o Dia dos Pais!